domingo, 31 de agosto de 2014

O que aprendi entre um aniversário e outro

Quanto mais os anos passam, mais se aprende e o melhor: mais se pode ensinar




Hoje eu completo mais um ano de vida e, como de praxe, vêm aqueles momentos de análise sobre o que aconteceu, se tudo está indo rápido, devagar, aproveitamos, crescemos, evoluímos ou até se segue tudo na mesma. Posso dizer que este último ano foi aquele em que mais me desenvolvi profissionalmente. Nem parece que foram apenas 12 meses, mas sim uns 20.

E, pensando sobre isso, notei uma contradição, porque a maioria das pessoas reclama que a vida está tão agitada que nem dá para vê-la passar, enquanto eu acredito que os meus aniversários parecem mais distantes. A conclusão a que cheguei foi: ela parece mais cheia e intensa, de acordo com o quanto nos desenvolvemos e aprendemos. Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês o que de mais valioso aconteceu comigo.

Erre o quanto antes

No final do ano passado cometi meu maior erro no mundo dos negócios ao tomar uma péssima decisão. E, como resultado, tive um alto prejuízo, dores de cabeça, complicações e excelentes aprendizados. Eu poderia ter ficado revoltado com isso, mas resolvi tirar uma lição, fazer deste momento um marco de evolução, para atingir um novo nível.

Afinal, este erro me abriu os olhos para algo que durante anos não percebi e, talvez, mesmo que tivesse notado e tentado melhorar, não seria tão intenso e rápido como vivê-lo na sua plenitude. Em poucas semanas, pude corrigir meu percurso e retornar ao foco, só que dessa vez de maneira mais consistente e preparado, afinal eu aprendi. Mas fiquei pensando: um mesmo erro desses, talvez mais adiante, pudesse ser infinitamente pior, e eu ainda estaria sem esse novo conhecimento.

Então, não tenha medo de errar. E, de preferência, o quanto antes, pois também antes virão boas lições. Vá e se arrisque mais. Esses aprendizados farão você mais forte e vão fazer parte das bases que o sustentarão mais tarde.

Sonhe grande e cresça passo a passo

Não existem fórmulas mágicas de sucesso. Aquela história de que em poucas semanas você ficará milionário, ou será a maior referência em determinado assunto, raramente acontece. Quem se dá bem com isso são praticamente as pessoas que criam essas fórmulas. A forma que - te garanto - a maior parte das pessoas que você admira usou é trabalhar duro e ter consistência.

Eu sei que para algumas pessoas não parece animador e seria muito mais legal conseguir tudo sem muito esforço. Mas, se fosse tão fácil, todo mundo teria, não? E se alguma fórmula realmente funcionasse, todos a utilizariam. Trabalhar pesado e determinado rumo aos objetivos é o mais difícil e aparentemente o caminho mais longo, por isso poucos querem segui-lo, mas certamente é aquele com maior chance de êxito.

Grandes conquistas partem de acordar em dias ruins e dar o seu melhor, continuar na caminhada. Os passos, mesmo que você não esteja bem, precisam ser dados… As melhores jornadas, as histórias mais memoráveis e os sucessos mais admirados são aqueles que vieram de muita persistência e grandes batalhas.

Eu sempre sonho grande, quero conquistar objetivos audaciosos, alguns considerados impossíveis, mas hoje vejo que tudo tem seu tempo e é preciso seguir o passo a passo para poder realmente chegar lá. E, acredite ou não, quando comecei a ver assim, parece que tudo aconteceu mais rápido.

Diga com quem andas e te direi aonde podes chegar

Essa talvez seja a mensagem mais significativa e impactante que comentei nos últimos meses, e muitas pessoas estão tendo diferenças gritantes em suas vidas levando em consideração essa ideia.

Saber selecionar as pessoas em quem investi minha energia e tempo foi vital para a jornada. Cada vez mais tenho próxima a mim gente incrível, que me ajuda, assim como eu a ajudo a alcançar patamares maiores, sonhos “impossíveis” e crescer mais rápido.

Hoje, estou mais motivado do que nunca rumo a minha meta de “desvendar e disseminar conhecimentos relevantes para o universo do empreendedorismo, startups, comportamento jovem e marketing com o uso da neurociência. Almejo me tornar um dos profissionais mais influentes e impactantes do mundo dentro desse ambiente e contribuir para o surgimento de negócios inovadores”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!