sábado, 3 de janeiro de 2015

TI: dicas para quem deseja entrar neste mercado com o pé direito

Especificamente para a área de TI, um diploma e conhecimento em ciência da computação não são suficientes para adentrar neste mercado




Jovens recém-formados deparam-se com o desafio de concorrer com pessoas mais experientes e que estão há mais tempo na profissão. Além da escassez de vagas, os que procuram uma colocação vão ver que o que aprenderam na universidade é bem diferente da realidade do mercado de trabalho.

Especificamente para a área de TI, um diploma e conhecimento em ciência da computação não são suficientes para adentrar neste mercado. Quem pretende trabalhar com desenvolvimento de software precisa colocar-se acima da multidão para destacar-se em um mercado em que a competição é global. Para isso, aqui estão algumas dicas para quem deseja traçar uma trajetória de sucesso em TI:

1- Ganhar experiência: experiência prática é o que o colocará em um patamar superior em relação aos outros recém-formados. Uma das melhores formas para conquistar essa posição é realizar um estágio. Embora o auxílio financeiro não seja dos melhores, os benefícios são enormes, já que vagas deste tipo costumam ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

2- Demonstrar perspicácia para os negócios: poucas atitudes vão impressionar tanto uma empresa quanto a iniciativa de alguém para criar a sua própria startup. Nos últimos anos, criar e testar aplicativos tornou-se facilmente acessível graças à hospedagem em nuvem. Incubadores, apoio local, modelos de startups enxutas: há muito suporte para quem quer aprender. Então, se você tem uma ideia e a habilidade para tirá-la do papel, siga em frente.

3- Envolver-se com a comunidade tech: existe uma vasta gama de oportunidades para envolver-se com a comunidade tech local, como eventos de hack e encontros dessa natureza. Essas ocasiões são importantes para ampliar a percepção do recém-formado sobre a comunidade e o mercado de TI no geral. Sabe-se, também, que muitas empresas procuram por novos talentos nesses encontros.

4- Ser um entusiasta: saber linguagens de codificação é uma importante habilidade, mas é a paixão e o entusiasmo por tecnologia que farão a diferença e serão de grande valia. As universidades geralmente focam no aprendizado de um determinado conjunto de linguagem de codificação, mas o mundo tech move-se em velocidade máxima, e essas qualificações ficam rapidamente ultrapassadas. Manter-se informado sobre novas tendências e tecnologias é crucial, e é possível fazê-lo através da leitura de blogs, participação em fóruns de discussão e networking na comunidade tech. Pela primeira vez na história, qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo que tenha vontade de aprender e acesso à internet pode aprender com os melhores educadores. Portanto, interessar-se, engajar-se e envolver-se com a área escolhida é o que o manterá no jogo. O aprendizado não termina quando se adquire um diploma; é um esforço contínuo ao longo de toda a vida. 

5- Pensar globalmente: pensar globalmente é um valor fundamental. Manter-se atualizado e entender oportunidades globais são essenciais para ter sucesso na área de TI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!