sábado, 17 de janeiro de 2015

Indiano falta trabalho por 24 anos antes de ser demitido

Leis trabalhistas da Índia dificultam demissões que não sejam por motivos criminais




Por quanto tempo você poderia faltar o trabalho antes de ser demitido? Não mais do que alguns dias, certo? Bem, a não ser que você seja um funcionário público indiano - nesse caso poderia levar décadas.

Pelo menos esse foi o tempo necessário para que o engenheiro A.K. Verma fosse demitido de seu posto no Departamento de Obras Públicas. O funcionário passou 24 anos sem aparecer para trabalhar: a última vez que bateu ponto em sua repartição foi em 1990.

Sua demissão só foi possível nesse mês de janeiro, depois de uma intervenção do gabinete do ministro de Desenvolvimento urbano para destituí-lo de sua função. Em 1992, um inquérito já havia concluído que o assistente de engenharia era culpado por “ausência não-autorizada”. A demora para demitir Verma foi resultado das restritivas leis trabalhistas da Índia, que dificultam demissões que não sejam por motivos criminais.

Para combater casos como o de Verma, de faltas excessivas no trabalho, o primeiro ministro indiano, Narendra Modi, implementou em Nova Délhi o uso de scanners de impressões digitais, que registram as entradas e saídas dos trabalhadores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!