quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Nos negócios, você só cresce se os outros crescerem junto com você

Se você quer ganhar os outros que dependem de você tem que ganhar junto com você. Por que será que é tão difícil de entender isso?




Acabei de terminar de fazer o meu cartão de visitas (*). Em seu verso, fiz questão de deixar uma frase de impacto (ela está no título do texto), e que é claro, não foi escolhida a toa. Ela demonstra a filosofia de trabalho que mais me agrada, além de representar também a forma com a qual eu enxergo o futuro dos negócios. Eu não escolho as empresas das quais eu aconselho, mas se pudesse escolher, com certeza só ajudaria pessoas que possuíssem esse pensamento.

Confesso que nunca me dei bem em prever comportamentos de mercado, mas isso nunca me impediu de dar alguns palpites. Não sei se você irá concordar comigo, mas o que eu enxergo é que no futuro não existirá mais espaço para empresários egoístas.

Se você é um pequeno empresário que deseja ver sua empresa progredir, aqui vai uma lição extraída do excelente livro Sonho Grande, do qual retrata a história do empresário Jorge Lemann, o atual homem mais rico do Brasil:

Você só ficará rico se souber como ajudar as pessoas que estão ao seu redor também ficarem ricas.

Amigos empresários, caiam na real, vocês jamais encontrarão mão de obra qualificada pagando R$ 1.000,00 por mês para alguém trabalhar 44 horas por semana, isso não existe e vou te dizer o porquê.

Os grandes talentos, aqueles que realmente farão sua empresa crescer, estão investindo cada vez mais tempo e dinheiro buscando aprimoramento profissional. Cursos custam caro, congressos custam caro, livros custam caro, e para conseguir fazer tudo isso eles precisam de dinheiro.

Nenhum Cristiano Ronaldo jogará no seu time recebendo esse salário. Nenhum Messi vai querer jogar na sua equipe a troco dessa esmola. O ciclo é insustentável e o empresário que não perceber isso irá perder.

Dito em outras palavras...

O micro empresário que só estiver preocupado em pagar a prestação do seu carro importado, enquanto seus funcionários sofrem com computadores que travam todo dia, no futuro irá quebrar.

O pequeno empreendedor que só pensa em viajar para a praia, enquanto seus funcionários não recebem treinamento anualmente, no futuro irá quebrar.

O jovem CEO que só pensa em ficar na sua sala com o ar condicionado ligado em -18, enquanto seus funcionários são obrigados a trabalhar em uma sala com um ventilador capenga, no futuro irá quebrar.

Se você não ajudar os outros, não receberá ajuda, simples assim.

É sob a ótica do egoísmo que as grandes empresas, como Wallmart, aparecem nas pequenas cidades e engolem sem nenhuma piedade os pequenos comerciantes.

No futuro só irá sobreviver aquele que tiver o pensamento coletivo, aquele que pensar no bem da sociedade e no progresso de seus funcionários. Basta você acompanhar o progresso milionário das novas Startup's brasileiras para ver que não estou dizendo nenhuma bobeira.

Se você quer ganhar, os outros que dependem de você tem que ganhar junto com você.

Por que será que é tão difícil de entender isso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!