sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O desmotivador número um no trabalho

Promover um ambiente de trabalho divertido e mudar a rotina de uma equipe pode afastar a apatia




A apatia nas organizações é muitas vezes resultado de uma desconexão entre o que importa para a pessoa e que eles estão convidados a fazer. No entanto, a apatia nem sempre é fácil de avaliar no trabalho. O desempenho de um membro da equipe pode não ser cem por cento por uma série de motivos: o estresse pessoal, o burnout (síndrome do esgotamento), conflitos no escritório, etc.

Às vezes, a melhor maneira de avaliar se alguém não está envolvido é simplesmente perguntar: Você gosta o que você está fazendo?

O humor importa no trabalho

Ainda existe uma mentalidade datada em torno do trabalho: ele não deve ser "divertido". Nós temos um trabalho a fazer. Mas depois de falar com o Dr. Daniel Siegel para o meu curso Leadership: A Master Class, eu diria que apreciar uma tarefa pode impulsionar o desempenho e incentivar o envolvimento - e retenção - dos funcionários.

Siegel diz: "Há um circuito nas áreas emocionais do cérebro que está envolvido na brincadeira. Na verdade, ele até promove a plasticidade do cérebro. Ele ativa combinações criativas de coisas que podem realmente beneficiar o trabalhador. Muitas vezes nós separamos o trabalho da diversão. No entanto, a incorporar mais alegria em nossa vida profissional é uma ótima coisa a se fazer, neurologicamente."

Um dos estilos de liderança mais positivos é chamado de líder agregativo. Este tipo de líder sabe que ter um momento de diversão não é um desperdício de esforços. Eles reconhece que isso cria energia positiva e capital social e emocional. Dr. Siegel explica porque atividades prazerosas são importantes para que um cérebro funcione bem.

Repense os sistemas de recompensa

"O ato de brincar está associado com uma liberação de dopamina. Ele cria um sistema de recompensa. Esses sentimentos gratificantes incentivam a exploração, que é crucial para um funcionário produtivo."

É também de onde a inovação vem - o momento que permite a criatividade a surgir. É emocionante e motivador. Toda organização precisa desta energia de seus trabalhadores, se quiser sobreviver.

Quando você se familiariza com uma tarefa ela torna-se rotina. Essa pessoa pode tornar-se muito eficiente em seu trabalho, mas onde está a motivação para aprender algo novo, se a tarefa é tão imutável? Tudo o que é rotineiro não permite a criatividade.

Crie uma base se segurança

Para que a inovação aconteça, você realmente quer que as pessoas saiam do que é familiar e tenham alegria em fazer novas combinações. Isso requer vulnerabilidade. A pessoa precisa sentir que está em um ambiente que a respeita quando ela sai do familiar, que saiba que um território novo pode não dar certo. E que isso não tem problema.

Um professor, por exemplo, precisa criar um ambiente em sala de aula em que as crianças sintam que podem cometer erros e aprender com eles. Eles devem saber que é bom para explorar novas formas de combinar o conhecimento. As organizações precisam criar o mesmo tipo de atitude positiva para a inovação e a exploração.

Empatia resolve muita coisa

Dois dos estilos de liderança que têm um efeito muito negativo sobre o clima organizacional são o líder de comando-e-controle - "Apenas faça porque eu sou o chefe, e eu estou mandando" - e o que é chamado de ditador de ritmo, que muitas vezes é alguém com padrão interno de desempenho muito alto. Ele é um realizador solitário. Ele conduz si mesmo. No entanto, quando ele se torna o chefe, ele não se baseia em nenhum dos estilos de liderança. Ele lidera pelo exemplo. "Faça da maneira que eu faço." E ele olha para outras pessoas através da mesma lente interna de excelência, dando apenas notas zero - nada de nota dez.

Esta abordagem não tem empatia e deixa a outra pessoa se sentindo incompreendida, desrespeitada e decepcionada. Dificilmente a mentalidade que você quer que um membro produtivo da equipe tenha diariamente.

O que você pode fazer?

Como você pode ajudar a trazer mais prazer e sentido à jornada de trabalho de sua equipe e ainda obter o trabalho feito?

- Inicie uma conversa em torno do que eles gostariam de realizar nos próximos 3 ou 6 meses. Peça-lhes para se concentrar em algo que goste, ou sempre quis tentar.
- Mostre a sua equipe que o que ela está fazendo é importante. Eles estão fazendo placas de circuito para usar em monitores cardíacos? Dê exemplos de como o seu trabalho impacta positivamente a vida dos outros.
- Fazer algo bom para os outros naturalmente aumenta a própria felicidade. Existem dezenas de organizações locais que poderiam usar uma mão amiga de sua equipe, de alguma forma. Ou ofereça a oportunidade de ajudar outro departamento que está atolado em trabalho. 
- Misture-se. As pessoas podem ficar desleixadas e descuidadas quando suas tarefas tornam-se rotineiras demais. Encontre novas formas de realizar um trabalho. Você pode até descobrir uma abordagem mais eficiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!