quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como enfrentar o novo cenário econômico

Olhando para o futuro, apesar do cenário ainda ser de cautela, também é um momento visto por especialistas como uma oportunidade de inovação e mudança




Passou rápido, não foi? Outro dia mesmo eu falava sobre as comemorações de final de ano. Agora não vemos nem mesmo os enfeites de Natal nas ruas. O ano de 2014 foi inesquecível e atípico. Vários eventos deixaram marcas na história, como o Brasil sediando a Copa do Mundo, inúmeras manifestações espalhadas pelo país, as eleições, além da insegurança econômica e baixos investimentos.

Muito se falou sobre a crise econômica. O país estava preparado para enfrentar e superar as dificuldades que foram surgindo? Mais um ano se inicia e pra quem ainda está em ritmo de festa está na hora de se preparar para os próximos dias. Os empresários devem focar nas estratégias dos negócios. Será que é possível retomar a confiança?

Olhando para o futuro, apesar do cenário ainda ser de cautela, também é um momento visto por especialistas como uma oportunidade de inovação e mudança. Então, as empresas devem analisar suas metas e procurar alternativas para obter sucesso.

Essas estratégias podem até mesmo ser ações de risco, pois quando bem realizadas ganham destaque e visibilidade entre a concorrência.

Para relembrar, em novembro o mercado varejista aqueceu e dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicaram um aumento de 3,6% do Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileiro no mês de outubro. Como consequência a confiança da indústria subiu em novembro.

O terceiro trimestre de 2014 foi marcado pelo crescimento do mercado de bens duráveis em comparação com o mesmo período do ano passado, dados divulgados por um estudo da empresa de pesquisa GfK. As vendas alcançaram R$ 26,17 bilhões, uma expansão de 4,2%, comparada com o mesmo período de 2013.

2015 será um ano de ajustes e sabe para onde os ventos sopram? Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE indica os setores com perspectivas significativas para pequenos negócios entre 2014 a 2018. O setor de agropecuária terá aceleração – Pecuária (Leite e Bovinos) e Açúcares (concorrência com o Etanol) podem ter alta rentabilidade; o setor de serviços terá aceleração progressista devido à retomada de confiança do consumidor; a indústria crescerá em lenta aceleração e o comércio terá um bom ritmo de crescimento de vendas.

Além dos pontos destacados, para enfrentar retração da economia as ações concretas da equipe econômica do governo devem ser efetivas para retomar a confiança, diminuir a inflação e aumentar o PIB, evitando assim resultados piores para o Brasil.

O início de ano vem acompanhado de esperanças. Por isso, a dica para o empreendedor é trabalhar junto à sua equipe e colocar as estratégias em práticas para alcançar os objetivos traçados no final do ano. Pense que mesmo na falta de um cenário econômico favorável há sempre saídas que podem levar a grandes sucessos a curto ou longo prazo. Apesar da instabilidade econômica de 2014, é possível ter um ano com resultados positivos em 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!