sábado, 31 de janeiro de 2015

Adam Rainer, o anão que virou gigante




Já viu anão virar gigante? Se deparar com um verdadeiro “milagre médico” hoje em dia é algo bem raro. No entanto, no início do século XX, as rápidas e ininterruptas descobertas da medicina propiciaram um momento em que muita coisa era considerada “milagrosa”.

Mesmo assim, há uma história daquela época, entre poucas, que ainda intriga e surpreende os médicos. O caso estranho e milagroso de Adam Rainer, que nasceu anão e cresceu para acima dos 2 metros de altura, mesmo depois de já ter chegado à idade adulta, impressiona qualquer um.

Rainer é oficialmente a única pessoa na história a ter sido, em sua vida, um anão e um gigante.




Rainer quando criança.



Aos 21 anos, ele não media mais do que 1 metro e 25cm. 30 anos depois, ele media mais de 2 metros.

Rainer nasceu em Graz, na Áustria, em 1899. Ele foi uma criança normal e saudável. Mas apesar de ser filho de pais de estatura normal, no tempo em que a Primeira Guerra Mundial estourou, Rainer tinha só 1 metro e 25cm de altura. Ele foi dispensado pelo exército de lutar na guerra, pois era muito baixo e fraco.

Mas tudo mudou para ele em torno dos 21 anos. Dentro de 10 anos, Rainer cresceu surpreendentemente até os 2 metros e 16cm. Foi durante esse tempo de crescimento extremo que ele começou a desenvolver uma curvatura grave na coluna vertebral.

O surto de crescimento de Rainer surpreendeu muito a comunidade médica na época. Ele foi examinado diversas vezes em uma tentativa de determinar a fonte de seu crescimento. A conclusão em que chegaram foi que um tumor na glândula pituitária de Rainer o levou a produzir um excesso de hormônios do crescimento. Aqui você pode ver a altura de Rainer, na época, comparado à de um homem de tamanho normal.




Em uma tentativa de curá-lo de seu crescimento incontrolável, os médicos operaram a glândula pituitária de Rainer para remover o tumor. Eles foram bem sucedidos até um certo ponto; o homem ainda continuava a crescer, mas muito mais lentamente.

Rainer continuou a crescer durante o resto de sua vida, mas foi atormentado por inúmeros problemas de saúde. Eventualmente, as curvaturas de sua coluna ficaram tão ruins que ele ficou confinado à sua cama. Rainer logo ficou cego do olho direito, e sofreu perda auditiva em seu ouvido esquerdo.




Rainer faleceu aos 51 anos e a uma altura de 2 metros e 30cm. Ele é a única pessoa na história da humanidade que foi chamada de “anão” e “gigante” em seu tempo de vida.

O caso de Adam Rainer certamente é curioso para muitos especialistas até hoje. Isso mostra que há ainda muita coisa que nós não sabemos sobre o corpo humano.

Fonte: Macaco Velho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!