segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Especialista dá dicas para superar cenário desfavorável em 2015

O otimismo é um dos traços mais valorizados em bons profissionais, mas o realismo é necessário para entender completamente o mercado




A economia desaquecida e o recuo nas vendas em diversos setores fazem que 2015 seja visto como um ano de grandes desafios. E para superar essas barreiras e enfrentar a nova realidade, serão necessários novos comportamentos, habilidades, técnicas e atitudes, afirma o especialista em vendas José Ricardo Noronha.

“O otimismo é um dos traços mais valorizados em bons profissionais. Acreditar que tudo vai dar certo e trabalhar duro com positividade e proatividade são elementos fundamentais para quem busca o tão sonhado sucesso. No entanto, por mais otimista que sejamos, é crucial também não nos distanciarmos da realidade que nos cerca”, explica Noronha, que recentemente lançou o livro "Vendas. Como eu faço?", .

Confira quatro dicas do especialista para superar as adversidades e ter um 2015 melhor:

1 - Prospecte e trabalhe mais e com mais foco.

“Em tempos mais desafiadores, não basta apenas prospectar e trabalhar mais. A tendência dominante é que todos já estejam fazendo isso. O que realmente faz a diferença é prospectar e trabalhar melhor, com mais foco e de forma muito mais assertiva”, diz ele.

De acordo com o especialista, é possível fazer isso investindo tempo de qualidade na boa definição do seu público e clientes alvo.

2 - Venda mais para os clientes já existentes

“Por mais incrível que possa parecer, muitas empresas e vendedores ainda teimam em dar atenção e carinho infinitamente maiores para os novos clientes. Prospectar e conquistar novos clientes são tarefas tão cruciais quanto dedicar os melhores esforços em incrementar a lealdade e satisfação dos clientes já existentes, pois nestes últimos o custo da nova venda é geralmente bastante inferior ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de um novo", elucida o especialista.

É possível, por exemplo, ligar e visitar os clientes já existentes para entender e identificar novas necessidades.

3 - Entendimento, atendimento e encantamento

“Entender bem as necessidades, os desejos e sonhos dos clientes para, a partir daí, oferecer um atendimento nota 10 e 100% focado em surpreender e encantar nunca foi tão importante quanto agora!”
Uma pesquisar extensiva sobre o cliente, incluindo demandas, necessidades, desafios e sonhos dos clientes por eles atendidos.

4 - “Venda social”

“Na ‘Era da Recomendação’ em que todos vivemos, a prioridade de todas as organizações é conquistar o maior número de ‘fãs’ que puderem. Uma vez conquistados, fidelizados e encantados, peça a eles que te recomendem para amigos e familiares, usando especialmente o incrível poder das redes sociais como forte aliada”, finaliza Noronha. Porém, diferentemente do cliente, o “fã” pode te vender a outras pessoas sem cobrar absolutamente nada por isso. “Não tenha clientes, tenha fãs!”, completa ele.



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