sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

7 pecados capitais que comprometem uma comunicação eficaz nas empresas

Saber ouvir e esperar os momentos certos para se expressar é o que garante uma comunicação eficiente




Para uma empresa bem integrada, é necessário que todos possuam uma comunicação de excelência, com a qual os profissionais se tornam mais adaptáveis e adquirem um clima organizacional mais agradável, o que, de acordo com um estudo sobre performance organizacional, realizado pela Six Seconds, representa uma melhora de 57% no desempenho da organização.

Para Paulo Ferretti, gerente de desenvolvimento do Grupo Kronberg, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e profissionais da linha de frente, saber ouvir e esperar os momentos certos para se expressar é o que garante uma comunicação eficiente. “É preciso equilíbrio entre quem fala e quem escuta - uma equipe individualista se desmotiva com muito mais facilidade, pois não há entrosamento.”

Ferretti elenca os sete comportamentos negativos da comunicação interpessoal que podem prejudicar a equipe:

1. Falante. Falar demais e não escutar outras opiniões. A pessoa que pratica dificilmente percebe que está sendo inconveniente.
2. Competitivo. Compartilhar experiências de forma que pareça que está competindo com o conhecimento do outro. Costuma sempre ter uma história melhor sobre determinado assunto.
3. Conselheiro. Insistir em dar conselhos aos colegas mesmo que ninguém os tenha solicitado.
4. Ansioso. Interromper linhas de pensamento alheias, pois se está ansioso demais para aguardar uma oportunidade de falar.
5. Egoísta. Ouvir todos os pontos de vista e sugestões e não compartilhar a própria que poderia ser útil para o grupo.
6. Pessimista. Discordar de tudo e todos porque não se acredita na capacidade da empresa.
7. Gozador. Gerar constrangimento ironizando ou gozando o comentário de alguém. Práticas como essa faz com que as pessoas ao redor fiquem receosas de expor suas opiniões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!