quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como alcançar a verdadeira felicidade no trabalho

Não desperdice sua vida habitando um lugar que somente lhe traz constantes infelicidades




Todos os dias eu vejo os rostos das pessoas que estão indo trabalhar: entristecidas, melancólicas e desmotivadas, elas parecem caminhar para um mundo sem esperanças, onde impera o mal estar e os universos veementemente desgastantes. Em outras palavras, esses indivíduos parecem ser escravos de um lugar terrivelmente infernal, contemplando esferas genuinamente desconfortantes e sofrendo grandiosamente por isso.

E essa constatação representa um grande problema: ficamos expostos por muito tempo em um ambiente desagradável e inarmônico por natureza. Assim, dilaceramos nossa alma e rompemos nossa veia motivacional, gerando um efeito negativo que nos transforma em seres absolutamente insatisfeitos com a vida e com todos aqueles que estão a nossa volta.

Porém, a grande ironia da nossa existência é essa: de um lado, ficamos insatisfeitos com as nossas tarefas organizacionais, e do outro, percebemos que não conseguimos atingir nenhum dos nossos objetivos fora delas, isto é, o serviço é o oxigênio do sucesso, porquanto é impossível empreender sem antes aprender a importância da labutação, da humildade, da criatividade, da disciplina, da estratégia, da produtividade, e, obviamente, todos esses ingredientes somente podem ser gerados por aqueles que conhecem a magnífica essência do trabalho.

Então, podemos facilmente concluir que as pessoas preguiçosas e inertes são as inimigas ocultas da própria glória, ou seja, essa apatia que aparentemente transmite uma imagem de “esperteza” ou “malandragem” para elas é, na verdade, um grande veneno que adentra seus estômagos e as destrona por dentro, detonando suas entranhas e estraçalhando suas maiores energias.

Precisamos mencionar ainda, a premência de ostentarmos pensamentos positivos em nossas ocupações, porque as nossas ideias são fortíssimas e nos levam a ter dias radiantes ou trevosos, dependendo do que permeia a nossa mente e, principalmente, de como enxergamos os cenários existentes. Vale registrar também, que sem essa postura, é impossível apresentar bons resultados, engajamento nos processos empresariais e também inteligência, porquanto nosso cérebro bloqueia instintivamente tudo o que lhe causa incômodo.

Logo, o segredo não é tratar essa questão como algo penoso e negativo, pelo contrário, precisamos ter uma visão entusiasmante dessas tarefas, adequando-as inteligentemente ao nosso cotidiano e colhendo os bons frutos dessa nobre postura.

Como conciliar trabalho e vida pessoal

Na verdade, é um mito considerar que essas atmosferas sejam separadas, porque ninguém pode ser uma pessoa em casa e outra no seu trabalho. Assim, é salutar fomentar um planejamento que esteja linkado entre aquilo que fazemos em nossos lares e entre aquilo que realizamos em nossos estimados ofícios.

Uma pessoa inteligente aloca estrategicamente suas tarefas, de acordo com os seus objetivos iniciais. Ela faz com que seu tempo seja usado de forma prudente, realizando suas atividades com altos índices de produtividade e de maneira meticulosamente disciplinada.

Ora, é uma questão lógica: se vivemos em um terreno de competitividade total, precisamos considerar o mercado como um grande e entusiasmante torneio, de sorte a nos prepararmos eficazmente para levantarmos o tão sonhado troféu. Em outros termos, é impreterível que o profissional se desenvolva perpetuamente, como uma casa em eterna construção, para que assim, ele consiga atingir um nível elevado e possa se destacar diante dos demais.

Portanto, ponha uma coisa definitivamente na sua cabeça: quanto mais transpiração você tiver na busca por seus ideais, mais rapidamente eles serão alcançados e concretizados. Lamentavelmente, muitos talentos morrem por ficarem estagnados na intoxicante zona de conforto, freando além do que deveriam e sofrendo colossalmente por isso.

E é exatamente por todas essas circunstâncias, que você precisa compreender que todo o seu esforço sucedido de maneira prudente e apaixonada, tende a voltar para as suas mãos em expressivos e notáveis benefícios, o transformando em um nobre agricultor que colheu abundantemente sagradas hortaliças por encher seus campos de boas sementes e de grãos verdadeiramente valiosos.

Só tome cuidado com engodo bem estruturado da falsa felicidade que o dinheiro pode suscitar: desgraçadamente, muitos se esquecem da regra óbvia para a paz interior e para a geração de uma consistência virtuosa, que é a de que o ser humano precisa sempre se direcionar para SER (caráter) alguém na vida e não para TER (objetos) algo na vida.

Certamente, ao executar tal pratica, um sentimento de satisfação tomará conta do seu coração e o fará se sentir feliz e realizado, pois você nasceu para otimizar o mundo e torná-lo mais pacifico e rico, objetivando ceifar coisas negativas e transformá-las em objetos originalmente positivos.

Como encontrar o trabalho perfeito?

Com relação ao seu trabalho atual, reflita: você conta os minutos para ir embora e repousar na tranquilidade serena do seu lar? Odeia mais do que tudo, as segundas-feiras? Não suporta a equipe que te rodeia? Se sente cansado mentalmente em boa parte de seu cotidiano empresarial? Seu chefe é desmotivador e vive pegando no seu pé? Se sente depressivo ao acordar de manhã e lembrar subitamente de seu “angustiante compromisso”? O estresse tem tomado conta do seu coração e afetado recorrentemente sua alegria?

Ora, se você respondeu sim para essas confrontantes perguntas, esse é um sinal claro de que seu trabalho lhe faz mal e afeta constantemente sua qualidade de vida. Assim, busque outras alternativas e não fique em um lugar que te traz apenas infelicidades e frustrações. Sim, eu estou sugerindo que você mude de emprego imediatamente, tendo em vista que sua saúde está sendo afetada, não há reconhecimento plausível por parte de seus supervisores e seu espírito tem ficado doente, o fazendo perder progressivamente seu reluzente brio interior.

Mas, não pense que apenas essa mudança irá solucionar todos os seus problemas, pois o segundo passo consiste em planejar um novo emprego que seja alinhado com seu propósito de vida. Desta forma, é necessário que primeiramente você tenha seu autoconhecimento bem desmembrado para que posteriormente, possa ser possível montar um plano que permita existir uma linha integralmente conectada entre seu amor profissional e seu futuro trabalho.

Por isso,todo profissional precisa responder a si mesmo: quais são meus pontos fortes e como eu faço para usá-los em prol de meu crescimento? Quais são meus pontos fracos para que eu possa trabalhá-los na busca da redução ou até da eliminação dos mesmos? Quais são os diferenciais que eu tenho gerado em minha trajetória, ou seja, aquelas criações geniais de minha mente que não podem ser copiadas pelos meus concorrentes por conta de suas singularidades e peculiaridades inigualáveis?

Logicamente, o trabalho deve impulsionar invariavelmente seu pensamento criativo, suas ideias e soluções inovadoras, sua intuição e reflexão crítica, suas habilidades de lidar com o caos, sua genialidade em reverter quadros irreversíveis, sua sabedoria em contornar conflitos interpessoais, sua destreza em conhecer a si mesmo, sua facilidade de assimilação e audição, sua capacidade de se comunicar eficientemente com os outros, sua astúcia em se defender de ataques e sopros inesperados, sua agilidade de se esquivar de eventos refratários, sua atitude atenta em visualizar e enxergar boas oportunidades, seu desembaraço em montar e coordenar estratégias eficazes, sua completude motivacional ao notar um resultado genuinamente expressivo, enfim, o seu cargo deve sempre ser capaz de satisfazê-lo de acordo com seus dons e talentos naturais (e não de escraviza-lo alienadamente).

Fatores importantes para o colaborador se sentir valorizado pela empresa

É impossível manter o funcionário contente na empresa sem os quatro pilares básicos da motivação, que são: a estabilidade, a credibilidade, o progresso e a atualização.

A estabilidade consiste em assegurar a permanência do colaborador independentemente das atmosferas contrárias que existem. Deste modo, o cooperador se sentirá livre para expor suas ideias, não temerá perder sua posição por conta de possíveis equívocos, terá plena convicção de que não será descartado momentaneamente e, principalmente, não ficará receoso quanto a sofrer retaliações por parte da liderança quando as metas não forem atingidas.

A credibilidade significa ganhar condecorações de acordo com os objetivos alcançados, de sorte que toda a empresa perceba e reverencie os resultados atingidos. De uma forma mais simples é o seguinte: o colaborador precisa ganhar uma marca interna que seja fielmente alinhada as suas conquistas organizacionais, isto é, que seja do tamanho daquilo que ele construiu com sua eficiência e eficácia empresarial.

O progresso se desenha na estrutura hierárquica da organização, fazendo com que o colaborador suba os degraus e evolua na teia de acordo com seus bons resultados. Indubitavelmente, ele deve assimilar que tudo o que ele construir em seu dia a dia, terá poder para influenciar diretamente o seu futuro, edificando desde castelos imponentes e colossais, até modestas casinhas de madeira, conforme a mão e garra do estimado construtor.

A atualização nada mais é do que dar ao colaborador cursos e treinamentos constantes, de forma a capacitá-lo progressivamente para que a empresa atinja os níveis da excelência. Destarte, esse cooperador visualizará as notáveis obras causadas por suas ações, perceberá os avanços de sua intelectualidade ao desmembrar tabuleiros complexos e notará sua efígie importância para as obras futuras da organização.

Além disso, é necessário que o profissional desempenhe funções que ele verdadeiramente considere como sendo benéficas para a humanidade, ou seja, é executar um ofício que possa garantir que o que ele faz é autenticamente nobre (simplificando: acreditar no que executa e se realizar por isso).

Outra variável essencial é o ambiente e a estrutura da empresa: é imprescindível existir relacionamentos harmônicos aliados a um local que seja organizadamente confortável para o colaborador. Racionalmente, quando defendo interações saudáveis entre os funcionários, não estou querendo dizer que o líder deve ser intolerante com as diferenças existentes, muito pelo contrário, ele deve procurar valorizá-las e preservá-las, mas sem se esquecer de cuidar para que o respeito e a união do grupo permaneçam solidamente edificados, cultivando assim, os bons ares de sua organização.

Por todos esses entendimentos levantados, procure sempre fazer aquilo que lhe apraz, não se importando com os julgamentos que existem do lado de fora. Lembre-se: você foi gerado para a glória e para as variáveis do sucesso e não permita que ninguém (nem mesmo você) o convença do contrário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!