sábado, 10 de janeiro de 2015

Aprendendo com Medina

O que levou o jovem paulistano a levar o tão cobiçado título?




2014: o ano que deveria ser do futebol acabou tornando-se do surf. Foi em 19 de dezembro que o paulista Gabriel Medina consagrou-se como o primeiro brasileiro a vencer o título do Circuito Mundial de Surf (WCT) no Havaí. Assim como Kelly Slater, um dos melhores surfistas do mundo, Medina conquista seu primeiro título aos 20 anos de idade.

Mas o que levou o jovem paulistano a levar o tão cobiçado título? Sorte? Talento?

Ao analisar a personalidade do mais novo campeão mundial do surf, pode-se extrair alguns princípios que o levaram ao pódio e que nós administradores podemos trazer também para nossas vidas ou na formação dos futuros líderes que poderão construir um Brasil gigante.

1. Técnica

Para ser o número 1 do mundo, a técnica é imprescindível. A excelência requer anos de treino, muito esforço, superação de desafios e não desistir nunca.

2. Criatividade

Medina além de muito bom em sua área, é também criativo, não tem medo de ousar, faz arte enquanto surfa. É o jeitinho brasileiro que vale a pena, que inova quando menos se espera.

3. Relação Sujeito & Objeto

Medina quando está em ação não apenas domina a onda, mas é como se ele se tornasse a extensão dela. É uma junção profunda com a natureza, de respeito e integração.

4. Ter exemplos

Precisamos de pessoas nas quais nos espelhar. Exemplos nos mostram que o impossível pode ser possível. 
Espelhe-se, mas não tente fazer igual, pois o que importa é o seu jeito, que é único e pode fazer a diferença. Medina tem o seu jeito, que o distingue de todos os outros. E ele encontrou o seu jeito, o seu “swing”.

5. Sonhe alto

“Meu sonho era competir com o Kelly”, dizia Medina. Escolher estar no páreo com um dos melhores do mundo é ter clara a direção de onde se quer chegar e qual o preço a pagar. Mas com certeza é um preço que vale a pena pois a alegria, euforia e êxtase do dever bem cumprido é a maior recompensa de todas!

6. Step by Step

Medina treina há alguns bons anos, e foi crescendo aos poucos. Nenhuma ascensão meteórica é sustentável.

7. Apoio dos principais vínculos afetivos

Medina teve forte influência de seu pai, também surfista, que é também seu coach e o incentivador de toda sua trajetória profissional. Além de seu pai, Medina conta com apoio incondicional de sua família.

8. Não vencemos sozinhos

É muito importante ressaltar que Medina assegurou o título pois o brasileiro Alejo Muniz que também estava competindo venceu adversários fortes como Kelly Salter.

Alejo Muniz aprendeu a surfar na praia de 4 Ilhas, município de Bombinhas em Santa Catarina. 4 Ilhas é uma das praias mais especiais do estado de Santa Catarina reunindo mar límpido e forte, montanhas, trilhas, pedras e muito verde. Um cenário inspirador para formar mais um grande talento do esporte nacional.

No site de Alejo tem um vídeo bastante interessante sobre as 4 Ilhas para baixar.

9. Foco

Foco, foco, foco.

Medina tem muito claro tudo o que pode lhe tirar do prumo.

Enquanto a grande maioria dos jovens foca nas baladas, na bebida e na pegação, o foco de um campeão é certamente outro.

Sem entrar em moralismos, tudo é uma questão de onde se quer chegar. Afinal os resultados das escolhas é cada um que colhe na própria vida.

Justamente na melhor fase da vida de um ser humano, onde a natureza provê tudo gratuitamente (energia, saúde etc.) é onde a maioria dos jovens desperdiça boa parte de seu tempo.

Tudo deve ter uma justa medida e o excesso em qualquer âmbito sempre faz mal.

“Eu não pensava em garotas, festas, apenas pensava no surfe”.

“Meu pai dizia que quanto mais campeonatos eu ganhar mais bonito iria ficar – apenas treine, não pense em mulheres, tenta fazer seu trabalho primeiro e depois você tem suas férias no final do ano...”

Além disso, Medina foca em si mesmo, e não nos seus concorrentes.

“Não penso na competição, simplesmente vou lá e faço meu trabalho!”

10. Amor ao Brasil

“Eu vou trazer o título para o Brasil” já dizia Medina alguns anos antes de ser campeão mundial. 
E quem não se emociona ao ver a bandeira tremulando em suas mãos após vencer um campeonato?
Um líder honra sua pátria, ama sua terra e a representa de modo grandioso no mundo.

11. Desafios

Um dos maiores desafios da liderança é se manter no pódio.

Agora cabe a Medina saber lidar com o auge do sucesso, com o assédio – em especial da mídia e manter a chama de sua personalidade integra. Para isso, manter a própria humildade e os princípios que o levaram ao sucesso são fundamentais.

Que tenhamos mais Medinas para inspirar a nova geração de brasileiros a também fazer seu melhor, pois quando uma pessoa desempenha seu máximo, são muitas pessoas que vibram e ganham com isso.

Valeu Medina, um exemplo para muitos brasileiros!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!