quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O golfinho malvado e a sua visão do futuro

Por que achamos que todos os golfinhos são bondosos? Leia e veja como conhecer a história do golfinho malvado pode mudar sua visão de futuro.




No texto anterior vimos que muita gente tenta antecipar os erros que podem cometer olhando para os acertos dos outros.

No exemplo do Viés do Sobrevivente expliquei por que não adianta analisar onde o inimigo acertou os aviões que voltam de combate, para decidir onde reforçar a estrutura da aeronave.

Os lugares que precisam de reforço - aqueles que ao serem atingidos provocam a queda do avião - só podem ser vistos nos aviões que caíram e não nos que voltaram. Pois os que voltaram, voltaram apesar dos tiros e, portanto, não precisam de reforços nos locais alvejados.

Mas por que, então, temos este hábito de só olhar para os que acertaram, se os que erraram também têm importantes lições a ensinar? A explicação está no golfinho. Assista ao vídeo abaixo (1'31") e depois voltamos ao assunto:




O que a história do golfinho benevolente ensina é que nós gostamos muito de ver histórias lindas com finais felizes - a mídia e os autores de livros de autoajuda sabem muito bem disso! - embora nem tudo dê certo o tempo todo.

Muita gente faz exatamente as mesmas coisas que os grandes exemplos de sucesso, mas tem desfechos bem diferentes. Muita gente segue rigorosamente as dietas da moda, mas não consegue emagrecer. Muita gente também tem força de vontade, acredita no seu potencial e pede aos céus que tudo dê certo, mas continua na mesma.

Assim, é bom lembrar que fórmulas mágicas de sucesso não existem. O que funciona para uma pessoa depende de muitos outros fatores além dos que estão no livro da moda ou no vídeo mais acessado. O bilhete premiado não custa R$ 30,00 em uma banca perto de você nem em uma lista de best sellers.

O segredo do sucesso está diluído no seu suor. Pergunte ao golfinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!