quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O lançamento do WhatsApp Web e sua influência no mundo dos negócios

Veja o passo a passo para usufruir da novidade




Que o uso frequente das redes sociais é uma realidade entre jovens e adultos não há como discordar. Justamente por isso, as empresas vêm se adaptando a esse novo hábito de seu público interno e externo (clientes, fornecedores e funcionários) e mudando sua forma de se comunicar através de novos canais de comunicação, principalmente através das redes sociais. Um tempo atrás era comum empresas se comunicarem através do estimado msn e atualmente é rara a empresa que não possui uma “fan page” ou um perfil no Facebook.

Nesta linha de tendência o que se percebe aumentando cada vez mais é a presença das empresas também na rede social WhatsApp Messenger que permite aos usuários a troca de mensagens gratuitas por meio da internet, inclusive, pesquisas apontam que a maioria dos usuários de celulares mantém seus aparelhos ao alcance direto 24 horas por dia.

O aplicativo de mensagens WhatsApp é utilizado por 700 milhões de pessoas, segundo anunciou no início deste ano o criador e presidente-executivo da empresa, Jan Koum. O mesmo completa ainda que todos os dias passam pela plataforma 30 bilhões de mensagens. De acordo com a empresa, no Brasil, 38 milhões de pessoas utilizaram mensalmente o serviço de mensagens.

O consultor de negócios e especialista em atendimento ao cliente, Vladimir Valladares (2014) corrobora que “o fato é que o WhatsApp é mais um reflexo da evolução do atendimento online, que amplia não apenas os canais, mas as possibilidades de atendimento a qualquer hora e com mais conveniência para o consumidor.”

Atualmente é comum encontrarmos em material de divulgação das empresas ao lado do nº de contato a observação de que a mesma atende também pelo WhatsApp, cada vez mais os empreendedores percebem nessa ferramenta uma maneira de divulgar suas novidades, estreitar sua relação com o cliente se fazendo mais acessível ao mesmo e como consequência realizar transações pelo aplicativo tanto com seus clientes quanto com seus fornecedores.

O que torna o aplicativo mais atraente é sua democrática utilização, onde nada impede que um pequeno negócio (até mesmo informal) se utilize do mesmo.

Por outro lado, é preciso tomar muito cuidado na forma de utilizar esta ferramenta nos negócios para que “o tiro não saia pela culatra”. É crucial o cuidado com a linguagem utilizada para possíveis negócios e talvez até mais importante que isso evitar enxurradas de mensagens diariamente, a chegada constante de mensagens pode gerar um certo desconforto (principalmente no trabalho). Neste sentido vem a tona a importância de se ter bem definido o público alvo de seu negócio, onde o importante para sua rede de contatos é a “qualidade” e não a “quantidade”, caso não se atente a isto a empresa pode estar enviando conteúdo irrelevante. O empreendedor precisa lembrar que é muito fácil para quem está do outro lado simplesmente “bloquear” seu contato com o mesmo.

Uma novidade importante aos usuários do WhatsApp Mesenger é o lançamento de uma versão web do popular App de troca de mensagens. O fundador e CEO do WhatsApp Jan Koum conta a novidade: “Nosso cliente web é simplesmente uma extensão do seu telefone: o web browser espelha as conversas e mensagens do seu aparelho móvel – isso significa que todas suas mensagens ainda 'moram' no seu celular.” No momento esta novidade está somente disponível para aparelhos celulares Android, Windows Phone, Nokia S60, BlackBerry e BB10.

De acordo com o portal whatsapp.com existem algumas regras básicas para se usar o WhatsApp Web:

-Possuir uma conta WhatsApp ativa no seu aparelho celular.
-Possuir uma conexão forte e estável em ambos os dispositivos, celular e computador (podendo ser o próprio cabo USB).
-Ter instalado no celular o leitor de código QR (caso não tenha é só baixar).
-Você precisa usar o Google Chrome como navegador no computador.
-Além disso, você deve ter a última versão do aplicativo instalado no celular, Para saber se seu aplicativo é a versão atualizada abra o WhatsApp no seu aparelho celular e vá para Menu > lá deve constar > WhatsApp Web. Caso não apareça, você precisa atualizar a versão através do site www.whatsapp.com/download/ através do seu telefone e tocando em Download Now.

Após isso, com aparelho celular e computador sincronizados (podendo ser por cabo USB):

-Vá até web.whatsapp.com no seu computador.
-Abra o WhatsApp no seu aparelho celular e vá para Menu > WhatsApp Web.
-Abrirá uma tela em seu celular para ler o código QR, posicione seu celular de frente ao computador para que leia o código do site. O celular irá escaniar o código QR e automaticamente abrirá em seu computador o aplicativo espelhando tudo que se passa no WhatsApp de seu celular na tela do PC e você poderá escolher qual dispositivo usar para ler mensagens, receber arquivos, responder as mensagens e enviar arquivos.

Acredita-se que usando o WhatsApp no computador facilitará o dia-dia dos profissionais que o utilizam em seus negócios, já que não será mais preciso sair do computador (onde a maioria dos profissionais permanecem o dia todo) apenas para verificar o celular e se comunicar através do aplicativo.

Desta forma, o aplicativo passa a impressão de combinar mais com o meio profissional, o que talvez influencie para que a ferramenta seja ainda mais difundida no mundo dos negócios.

Conforme abordado no artigo é indiscutível o quanto esse App aproxima as empresas de seus clientes, porém é preciso agir com cautela, como em todas as outras iniciativas da empresa, é preciso ter um planejamento para que a utilização do mesmo não dê o efeito inverso do esperado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!