segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Petrobras é a maior produtora de petróleo do mundo entre as empresas de capital aberto

Nos 11 primeiros meses de 2014, a produção média da Petrobras cresceu 4,5% sobre o mesmo período do ano anterior




Mesmo às voltas com o atraso na divulgação dos resultados contábeis do ano passado, denúncias de corrupção e queda no valor de mercado, a Petrobras ultrapassou a ExxonMobil em volume de produção de petróleo e se tornou a maior produtora do mundo — entre as empresas de capital aberto — do ouro negro. O resultado foi alcançado no 3º trimestre de 2014 e divulgado na última quinta-feira.

A ExxonMobil atingiu a média de 2,065 milhões de barris de petróleo por dia; já a Petrobras chegou a extrair 2,209 milhões de barris por dia. Considerando a produção de óleo e gás, a brasileira é a quarta maior do mundo. A Petrobras também foi a que mais aumentou a produção de óleo até setembro de 2014, com um incremento de 3,3% nos primeiros nove meses de 2014.

Nos 11 primeiros meses de 2014, a produção média da Petrobras cresceu 4,5% sobre o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e novembro, o crescimento do volume mensal produzido chegou a mais de 10%. No dia 21 de dezembro, a média de extração chegou a um volume recorde de 2,286 milhões de barris por dia. No dia 16 do mesmo mês, a produção operada no pré-sal foi de 700 mil bpd.

“Adicionamos, em 2014, mais de 500 mil bpd de capacidade de processamento de óleo, com a entrada em operação de quatro novas unidades estacionárias de produção. Esse volume será gradativamente incorporado à produção, garantindo que em 2015 a empresa continue aumentando a produção de óleo e gás”, informou.

Apesar das somas consideráveis, o preço da gasolina no Brasil contrasta com os valores praticados no mundo, em um contexto de baixas históricas no valor do petróleo. E mesmo com a extração recorde, a companhia ainda precisa importar combustível para atender a demanda interna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!