sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Você não é insubstituível

Certa vez, em uma entrevista de emprego, ouvi uma pequena e tocante frase: o insubstituível é "impromovível"




Em uma manhã de domingo, deitado na cama com os raios de sol batendo no rosto, me chamando para a vida, fui surpreendido pelo abraçar forte de minha mãe, que através do seu singelo gesto e da profundeza de seu olhar dizia o quão especial e insubstituível eu sou para ela.

Nesse momento único que tenho plena convicção de que não voltará mais, um lampejo me veio à mente. Lembrei de uma entrevista de emprego com uma das maiores empresas de comércio eletrônico do sul do Brasil.

Já havia passado por três etapas da contratação e estava praticamente com os pés firmados na vaga de emprego. Quando de repente o contratante da área comercial olha fuzilantemente em meus olhos e diz: o insubstituível é "impromovível". 

Para a vida ou mesmo para as pessoas que nos amam, podemos até ser insubstituíveis. Nenhum outro ser na face da Terra terá o seu jeito de andar, vestir, falar, valores, essência, ver e viver a vida. Somos únicos no espetáculo das emoções e insubstituíveis no palco da vida.

No mercado de trabalho ou mesmo no mundo empresarial, diferente da vida em si, engana-se aquele que se acha insubstituível. O colaborador ou mesmo o próprio empresário que se acha único dentro da organização e até mesmo no seu ramo de negócios, está fadado a permanecer eternamente no mesmo cargo ou na pior das hipóteses a sucumbir em sua própria carreira. 

Alguém ai lembra da enfadonha queda da Kodak? Embora essa emblemática empresa não quisesse abrir seus olhos para a nova oportunidade digital que surgia à sua frente, o que levou essa mega corporação à bancarrota não foi a não adaptação ao meio, mas achar que era única e insubstituível em seu ramo de negócios. A Kodak foi literalmente atropelada pela concorrência.

A marca ainda pode até ser forte, mas a empresa já não é mais a mesma. Nos relacionamentos, como já falei em um outro artigo, ninguém ama outra pessoa pelo que ela tem, pois o que ela tem você também pode ter, basta ir à luta e se dedicar. Ama-se unicamente pelo que o outro é, pois o que ele é ninguém pode ser.

O profissional que vive a pensar que outra pessoa não poderá fazer tão bem as suas funções, além de estacionar no tempo, se tornará impromovível e não galgará outro degrau em sua própria carreira. Morrerá sufocado dentro do seu pequeno mundinho.

Pássaros que vivem trancafiados na gaiola acreditam que voar não faz parte da sua natureza. Tanto na vida quanto nos negócios, para crescer é necessário abrir a mente. Preparar-se para a mudança e jamais ter medo de voar alto.

Ao longo de minha carreira profissional e em qualquer negócio do qual já fiz parte, sempre fiquei feliz em capacitar alguém a fazer tão bem quanto eu as funções do meu cargo de trabalho. Sendo assim - e por consequência - eu era promovido, e um mar de novas oportunidades se abria diante de meus pés.

Não somos insubstituíveis, mas temos, sim, nossos diferenciais. Saber dinstigui-los e usá-los a nosso favor será fundamental para o nosso aprendizado e crescimento.

Na vida até podemos não conseguir esquecer as pessoas inesquecíveis, mas no ramo de negócios podemos, sim, para continuar crescendo, substituir os insubstituíveis.

Infelizmente, não foi assim que o Felipão (ex-treinador da seleção brasileira) pensou na hora de escalar o time para o que viria a ser um dos piores fracassos da sua carreira. Mas esse assunto deixamos para um próximo artigo.

Lembre-se: a cada passo que você dá, algo fica para trás e isso faz parte da nossa caminhada nessa longa estrada da vida. Um rei visionário é aquele que abdica do trono a ponto de dar lugar a um futuro rei que tenha uma visão mais ampliada e longínqua que a sua.

O mundo dos negócios é uma verdadeira dança das cadeiras, um sai para dar lugar a outro ainda mais competente. 

"Para galgar um novo degrau na escalada do sucesso, é necessário não ter medo do novo nem, muito menos, medo de altura".  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!