terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Sustentabilidade em longo prazo? Depende de ética da sua marca




Uma marca informa as pessoas sobre o seu produto ou serviço. No entanto, a concorrência agressiva que existe no mundo dos negócios às vezes ofusca os limites entre o que é questionável e o que é ético. Esta mesma marca eficaz pode ter um efeito de curto prazo para conseguir clientes entusiasmados com um produto e satisfazê-los. No entanto, se não houver uma dimensão ética para uma estratégia de branding, as consequências em longo prazo podem ser negativas.

A chave para o sucesso “em longo prazo” em termos de marca de produtos ou serviços é a criação de um código de princípios éticos que a sua organização deverá sempre respeitar. Clientes, acionistas e colaboradores, então, cumprirem esses valores éticos criados por sua organização.

Para garantir que há uma dimensão ética à sua estratégia de branding, sua organização deverá considerar as seguintes questões:

• Publicidade ou Comunicação enganosa:

Há estudos de casos de empresas multinacionais na América e na Europa que extrapolaram em suas ações e estratégias de publicidade. O resultado foram afirmações exageradas sobre a eficácia de seus produtos. Uma marca enganosa não vai funcionar no longo prazo. Sua organização vai perder a confiança de seus clientes e a sua credibilidade ficará comprometida.

• Os perigos do relativismo ético:

A definição mais simples de relativismo ético é que os valores éticos e julgamentos dependem, em grande medida, de uma cultura, sociedade ou percepção pessoal de como as coisas deveriam ser.

Para se tornar uma organização global, por exemplo, a empresa deve operar de acordo com padrões éticos aceitos internacionalmente. Então, inicialmente deve obter “o aceite” da sua cultura a acreditar na promessa da marca.

• O princípio confiabilidade:

Trabalhando dentro de uma dimensão ética também significa entregar a confiabilidade. Você ganha confiança e fidelidade dos seus clientes, honrando seus compromissos com eles. Isto também significa que para seus funcionários são “claras” o seu compromisso com a empresa e seus clientes, e são capazes de cumprir sua promessa de marca da empresa.

Marca ética eficaz só é possível se os formuladores de políticas-chave da organização agem de acordo com o código de ética concordou. Ter uma marca fantástica e uma boa declaração de missão é apenas uma parte de uma equação maior e complexa. Cada pessoa, a partir do CEO para baixo, tem que estar comprometido com a dimensão ética na estratégia de branding da empresa.

Considere a Enron, o americano escândalo-hit multinacional que entrou em colapso. A empresa tinha um código de ética forte, mas as pessoas no topo não a praticaram.

Não há nenhuma “panaceia” para resolver todas as questões éticas e o dilema que a empresa terá de enfrentar. Mas a verdadeira estrada da organização para o sucesso reside na sua capacidade de trabalhar dentro de uma dimensão ética, que vai equipar seus líderes para fazer o curso de direito de ação - que reforça a marca e permite à empresa alcançar a sustentabilidade em longo prazo.



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