sábado, 6 de dezembro de 2014

Mulheres no Comando




Estamos em uma era, onde cada vez mais as mulheres estão lutando por seu espaço, para que possam competir de igual para igual com os homens, e ao menos no papel essa igualdade parece existir de forma clara e justa, mas na pratica essa realidade é bem diferente.

Como é vista a Mulher no Comando?

De acordo com a campanha da fundação Lean In, a mulher, quando atua como líder, assume responsabilidades, toma decisões e direciona sua equipe, tende a ser vista como excessivamente agressiva, teimosa ou mandona.

Mas na realidade a mulher só quer ser reconhecida por seu trabalho e ter seu espaço em meio ao sexo masculino. A Mulher bem antes de chegar a ser líder, chefe, executiva já superou outras barreiras quando ainda era uma garota, quando resolveu sair de casa e batalhar por uma vida melhor, ou simplesmente para lutar pelos seus ideais e acaba sendo criticada pela tomada de sua decisão.

Hoje temos um mundo onde menos de 5% dos cargos de CEO da Fortune 500 são ocupados por mulheres, com 22 mulheres liderando nações – aliás, um recorde histórico. Se parte deste panorama pode ter sido influenciado pelos comportamentos repreensivos de pais e professores, é algo a se pensar.

A mulher mesmo tendo desafios ela consegue  cuidar  dos filhos, da casa,  do marido, trabalho e estudo, é uma vida dupla mas ela consegue  conciliar, as vezes com dificuldades mas não abre do que já traçou para sua vida.

No fim, a questão da escolha entre família e trabalho – ou o equilíbrio – é tão pessoal quanto intransferível, e todas as opções podem trazer satisfação à mulher.  Mulheres e homens são diferentes e é natural que possuam competências distintas.

De acordo com a pesquisa feita pela consultoria Zenger Folkman sobre eficácia em liderança, foram consideradas 16 competências típicas de líderes. E os índices alcançados pelas mulheres foram superiores aos dos homens em 12 delas:



Existem sim problemas estruturais a serem combatidos, mas a mulher possui uma grande força ao exercer o papel de líder, sem contar que adicionam elegância, charme e gentileza ao mundo dos homens. 

O que me inspirou a escrever essa matéria foi uma noticia publicada na Exame.com, a qual fala de quotas para mulheres dentro organizações, conceito defendido pela Presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano pois o sexo feminino ainda esta em desvantagem quando se trata de altos cargos de lideranças dentro de uma empresa.


Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 06 de Dezembro 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!