terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A formação de preço: um enfoque microeconômico

A formação de preços oferecem uma gama de oportunidades e reflexão, até no que se refere a inexistência da literatura a respeito do tema




A formação de preços oferecem uma gama de oportunidades e reflexão, até no que se refere a inexistência da literatura a respeito do tema. As decisões que são consideradas mais relevantes em quaisquer que seja a empresa, é a fixação dos preços, dos produtos e serviços. A definição do preço não é uma missão fácil. Grandes aspectos necessitam ser ponderados e definidos, desde a adequação dos gastos aos produtos e a analise do que os concorrentes em potenciais estão comercializando e praticando até os objetivos da empresa, a curto e longo prazo.

O preço geralmente é conduzido pela oferta e demanda. Desse modo, o preço determinado no mercado é concretizado por parâmetros individuais pela empresa individual, que aumenta os seus lucros até que ponto o custo marginal se iguala ao preço. Uma empresa individual não contém condições de vender seu produto a um preço elevado comparado ao mercado, visto que, com um determinado numero grande de vendedores, a existência de produtos homogêneos, o mercado se transforma mais transparente com informações perfeitas, nesse caso o comprador compraria de outra empresa que estivesse praticando o preço de mercado.

Se por ventura a empresa arrisca-se a vender a um preço superior de mercado, a empresa irá fixar em um mercado regulado através da concorrência e acumularia estoques não planejados, encerrando assim suas atividades comerciais. O que poderia também de fato ocorrer seria uma concorrência de monopólio que é compreendida pelo ponto que se detém da maximização dos lucros. Isso seria alcançado pela igualdade entre os custos marginais e a receita marginal.

O empresário é posto em uma curva de demanda, pela qual as relações aos aumentos de preços são mais flexível, temendo que não fosse guiado por seus concorrentes imediatos, caso houvesse um acréscimo de preço. Ao contrario, a curva de demanda denota ser de fato muito rígida em relação a redução de preço, porque, nesse caso, os concorrentes o guiariam rapidamente, se houvesse uma redução significativa no preço.

Isso reflete na descontinuidade da receita e a impossibilidade de se chegar ao equilíbrio. A curva de demanda é interrompida e o preço é fixado baseado na igualdade no que difere receita e custo. Com isso, o preço seria estabelecido partindo de um procedimento chamado de principio do custo total. Se a empresa não tiver uma politica de preços definida, ou efetuando vendas com prejuízos, perdendo negocio ou vendendo menos do que poderia, sem ter uma visão clara de sua performance, do impacto do mercado e da condição competitiva.

Ao fixar um determinado preço, cada empresário deve considerar os seus concorrentes potenciais. Uma vez já estabelecido, o preço fica estável: nenhum empresário modifica, visto que temem as demais reações de seus concorrentes. O preço só sofre variação quando existe um desiquilíbrio nos custos variáveis que atinjam de imediato a todos participantes do mercado. O principio do custo total apresenta algumas falhas. A de maior reincidência grave nesse processo é o fato de considerar um único preço, quando os custos não são igualáveis para todos os concorrentes.



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