terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Um guia para você começar seu próximo projeto sem precisar enlouquecer

Se está prestes a lançar um produto ou uma nova companhia, abrir um restaurante ou fazer sua estreia no palco, você já está à frente de 99% da população




É a véspera de um grande lançamento. Talvez você tenha gastado um ano nesse projeto. Talvez dez anos. As economias da sua vida inteira estão em jogo.

Talvez você esteja lançando um livro (como eu fiz recentemente). Ou uma startup. Ou um curso. Ou você trabalha para uma companhia que está lançando um novo produto e você ficou responsável por isso.

Seja o que for, a realidade é que você está estressado, preocupado e sobrecarregado. E quanto mais o lançamento se aproxima, mais difícil é ter alguma ideia de como toda a coisa vai acontecer. Menos da metade de todos os projetos no Kickstarter é bem sucedida. E 93% das companhias aceitas pela Y Combinator (aceleradora de empresas dos EUA) falham. A maioria dos livros vende menos de 250 cópias (para não dizer que não tiveram nenhuma atenção significativa). É impossível dizer se um lançamento vai ser um sucesso ou não. E mesmo se tudo acontecer de acordo com o que você esperava - os resultados ainda podem ser desapontadores.

Então, não é de se admirar que você esteja quase caindo e morrendo. Todas as pessoas que estiveram nisso antes de você se sentiram dessa forma em algum momento.

Eu fiz minha cota de lançamentos - sob o meu próprio nome e para outras pessoas. Alguns foram bem sucedidos (milhões de dólares em vendas, status de bestseller, reconhecimento da mídia e imprensa). Outros foram catástrofes.

Ficar em sã consciência é difícil, mas não impossível. Aqui estão algumas coisas para manter em mente quando você se aproxima de um lançamento:

1. Você não vai morrer. Não importa o que aconteça, é quase certo que o resultado - bom ou ruim - não será uma questão de vida ou morte. Então, acalme-se.

2. Amigos decepcionarão. Isso é o que acontece. Eles prometem ajudar, mas não ajudam. Outros irão optar entre a indecisão ou assediar você por serviços mais baratos. Não leve para o lado pessoal. Se é algo notório, tire-os da sua vida. Se não é, apenas esqueça isso. Eles não sabem o que estão fazendo - só nunca estiveram onde você está.

3. Não seja aquela pessoa quando for a vez de outras pessoas. “A melhor vingança é não ser daquela forma”.

4. Contrate profissionais e apoio - Você vai se arrepender por tentar baratear esse momento. Você não se arrependerá de investir no seu projeto.

5. Não espere até o último minuto. Se você fez, não tenho pena. Você apenas se colocou no caminho para falhar. Isso foi estúpido.

6. Faça sua pesquisa. Descubra o que tem funcionado para outros produtos no seu campo. Para tudo que as pessoas tentam durante lançamentos, o princípio 80/20 ainda se aplica: a maioria das coisas não move uma agulha. Use esse conhecimento para encontrar uma alavanca para o próprio lançamento criar grandes resultados. Você não está reinventando a roda, apenas fazendo sua lição de casa, que vai lhe poupar tempo e estresse. Isso vai evitar perseguição infrutífera por métricas de vaidade.

7. Você já executou um premortem? Em um premortem (pré-morte, é isso mesmo) você procura ver o que poderia dar errado com antecedência, antes do lançamento. Hoje, todos, desde startups a empresas da Fortune 500 e da Havard Business Review, estão usando-o para encontrar grandes erros (e para se preparar para surpresas desagradáveis), antes de lançar um produto.

O pré-morte remonta à época dos antigos estoicos, que tinham um nome ainda melhor para isso: premeditatio malorum (premeditação dos males). Podemos fazer o mesmo para os nossos lançamentos, não só para encontrar os erros antes que eles apareçam, mas para nos preparar mentalmente para esperar o inesperado.

8 - Você não controla os resultados, apenas o esforço.

9 - Você não controla os resultados, apenas o esfoço que coloca neles. Estou dizendo isso dua vezes. Eu poderia dizer mais, se houvesse espaço. Repita isso para si mesmo várias vezes. Intenção e esforço são o que importa. Milhões de variáveis que estão fora do seu controle estão entre você e o seu lançamento bem-sucedido.

Mas, falando de resultados, limite seu tempo contabilizando o máximo possível. Provavelmente, eu atualizei o ranking da Amazon umas 250 vezes esse mês por causa do livro que estou lançando. Isso é quase 10% do que eu teria feito se não estivesse me regulando. Não perca tempo verificando o quão longe você já foi ou quão longe precisa ir. Foque no momento e trabalhe.

10 - Planeje.

11 - Apesar da narrativa na sua cabeça, você não está lançando um filme blockbuster. Eu repito que isto não é um lançamento de Hollywood. Por alguma razão, nós caímos nessa tentação e isso obscurece nossas prioridades e impede o sucesso. Você não precisa ter todos os seus consumidores em uma única semana - nenhum jornal vai imprimir os resultados na segunda-feira seguinte. Em vez disso, foque no que importa: atrair as pessoas certas o mais cedo possível e satisfazê-las. Mais pessoas virão se você fizer isso certo. Pense em uma abertura para um período de testes, não um grande lançamento.

12 - Tenha certeza de que existe outra coisa para que você possa canalizar sua raiva, ansiedade e excesso de energia, como exercícios. Dessa forma não importa como o lançamento está indo, você sabe que terá um bom dia na academia, na piscina ou na sua bicicleta. Beneício extra: boas ideias chegarão até você.

13 - Lembre-se: tudo está bem quando acaba bem. 

14 - Ter um cachorro, um animal ou algo totalmente sem preocupações em que você possa focar é bom também. Eu vou regar o meu gramado em alguns minutos. Isso vai ajudar.

15 - Faça perguntas às melhores pessoas do mercado. Questões curtas - a maior parte sobre o que é mais e menos eficiente. Não peça para que elas faça o seu trabalho. Apenas ajuda para prevenir que você acabe com o seu trabalho.

16 - Saiba que a sua vida vai ser uma bagunça. Agora não é a hora de se mudar, começar um novo relacionamento, finalmente resolver algum problema que você tem estado protelando. A vida pode esperar.

17 - Adivinhe só, um lançamento/promoção/ação de marketing não é o trabalho de outra pessoa. É o seu trabalho. Mesmo que você tenha contratado outras pessoas para ajudar, ainda é sua responsabilidade. Ninguém se importa com esse projeto mais do que você. Ninguém é um porta-voz melhor para ele do que você. Se você acha que pode entregar tudo isso para alguém e ainda ter resultados incríveis, você está errado.

18 - Faça coisas loucas. Eu vandalizei os meus próprios cartazes. Tive clientes que doaram enomes pedaços de seus próprios produtos. Menti para o New York Times, ABC News e para o Today Show. Lançamentos são loucos. Os fins - qualquer fim - justifica o meio.

19 - Ninguém mais entende pelo que você está passando. Lançamentos são únicos e até mesmo pessoas que passaram por isso têm problemas em lembrar o quão louco eles fazem você se sentir. Aceite isso e vá em frente.

20 - Conclua o máximo de coisas fáceis que você puder o mais cedo possível. Tem entrevistas? Grave-as anteriormente. Artigos que está escrevendo? Faça-os com meses de antecedência. Têm uma viagem? Agende. Quanto menos decisões você precisa tomar enquanto estiver no estresse, melhor. Não fique sentado agora enquanto tem tempo livre e depois reclame com todo mundo quando estiver sobrecarregado depois. Tire vantagem do tempo de descanso.

21 - Se você precisar de um favor, peça. Pergunte às pessoas como elas podem te ajudar. Você irá se surpreender com a quantidade coisas boas que vêm disso.

22 - Relaxe. Se o lançamento falhar, você vai sobreviver. Se for um sucesso, você ficará feliz - mas também não deixe isso subir à sua cabeça. Porque você deve se lembrar do quão facilmente poderia ter dado errado. Aqui há algumas fontes (em inglês) para você ter um lançamento de sucesso. Leia-os.

- The Right (and Wrong) Way to Market a Book - Ryan Holyday
- The Growth Hacker Wake Up Call - Slideshare
- Hacking Kickstarter: How to Raise 100,000 In 10 Day - Tim Ferris
- How to Create a Milliom-Dollar Business This Weekend - Tim Ferris 
- 4 Hour Chef Lauch: Summary of Week One - Tim Ferris
- How We Got Our First 2,000 Users Doing Things That Don't Scale - Fast Company
- How To Self-Publish A Bestseller: Publishin 3.0 - James Altucher
- What Are Key Strategies To Acquire Your Firs 100K Users With Zero Makerting Budget? - Quora

Se você está prestes a lançar um produto ou uma nova companhia, abrir um restaurante ou fazer sua estreia no palco, você já está à frente de 99% da população. As pessoas matariam para estar onde você está.

Então não há razões para adicionar estresse desnecessário ou ser tão rídigo consigo mesmo. Se você aborda o lançamento a partir da perspectiva correta, é melhor se manter calmo e ser bem-sucedido. Você não será capaz de controlar os obstáculos que vêm no seu caminho durante o lançamento, mas a forma de abordar e visualizar vai determinar o quão difícil será ultrapassá-los. O importante é aprender a ficar confortável com a incerteza inevitável e focar no presente. Se você mantém sua cabeça baixa e apenas focando no que você pode controlar (o seu esforço), será capaz de lidar com os resultados, bons ou ruins.



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