sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Sim, companheiros, somos mais idiotas

As evidências mostram que ao se empolgarem e correrem atrás sempre da ideia mais emocionante, os homens perdem em resultados para as mulheres




Algumas diferenças entre os sexos são bem conhecidas: homens arriscam mais, mulheres são mais comedidas. Não estou sendo preconceituoso, não se preocupe. As evidências mostram que ao se empolgarem e correrem atrás sempre da ideia mais emocionante, os homens perdem em resultados para as mulheres quando administram sua própria carteira de investimentos. Talvez a melhor recomendação que eu possa dar para as finanças de um casal é deixar a mulher cuidar do dinheiro e assim impedir o marido de torrar as economias na próxima grande tacada.

Na área de criatividade, algumas evidências mostram que homens têm resultados mais extremos, ou seja, como um todo, o grupo dos homens apresenta mais resultados altos, mas também mais variações no campo abaixo da média. Em outras palavras, enquanto as mulheres tendem à “normalidade”, os homens apresentam mais variação de comportamento e resultados (não é à toa que aqueles considerados “maiores artistas” da história são em sua maioria homens, muitos também candidatos ao hospício mais próximo). Homens também têm uma tendência maior em se envolverem em acidentes, mortes violentas e internações por acidentes.

Uma de minhas leituras preferidas de 2014 foi publicada apenas em 7 de novembro. Neles, os autores investigam a “teoria da idiotice masculina”. A partir de observações e anedotas no mundo, explicam os autores, resolveram pesquisar evidências de que os homens realmente são mais idiotas que as mulheres.

Para isso, pesquisaram o histórico do “Darwin Award”, aquele simpático prêmio dado postumamente às pessoas que se retiraram da corrida evolucionista com os métodos mais estúpidos possíveis. Como o terrorista que teve sua carta bomba devolvida pelo correio e abriu o pacote para ver o que tinha dentro.

Aliás, podemos não ter um Nobel, mas um brasileiro foi o feliz ganhador de um Darwin Award após se amarrar a 600 balões e desaparecer alegremente no horizonte (mas estou fugindo do assunto…).

Os pesquisadores compararam o número de mortes de homens e mulheres. Adivinha o que descobriram?


Caros amigos do sexo masculino, ao que parece, somos muito mais idiotas que nossas amigas do outro sexo.

É comum vermos debates desinformados sobre o porquê de existirem mais empresários homens de sucesso que mulheres, mais artistas masculinos reconhecidos, mais líderes e assim por diante. A maioria dos livros de história parece mais um clube do bolinha, com eventuais contribuições do sexo superior.

Uma pitada de confusão

Não se preocupem, caros amigos e amigas, vamos adicionar uma pitada de confusão na discussão: e se para chegar ao sucesso é preciso estar disposto a parecer um idiota? Se para todo Gandhi existir um sujeito disposto a pular de bungee jump com uma corda maior que a queda? Se para cada Picasso existir um cidadão disposto a abrir a porta do elevador e tentar descer pendurado pelas cordas como nos filmes de ação? Então, como eu desconfio há muito tempo, grandes feitos também são feitos de grandes idiotices.

É aquela história: você não precisa ser um idiota completo e sair fazendo merda de propósito por aí, mas cada vez mais, me parece que a disposição em tentar, em assumir riscos, em fazer merda de vez em quando, é o caminho que leva à grandeza.

Ou, ao menos, nos rende umas boas risadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!