terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Empresa japonesa quer construir apartamentos submarinos

Os apartamentos submarinos abrigariam cinco mil pessoas e incluiriam centros de pesquisa para escavação em busca de fontes de energias




A construtora japonesa Obayashi Corp. revelou, ainda em 2012, ter planos de criar um elevador que carregasse as pessoas para o espaço sideral que ficaria pronto lá para 2050. A sua rival, a Shimizu Corp, não quis ficar para trás e revelou uma ideia tão grande quanto, mas que vai em uma direção oposta, literalmente: apartamentos submarinos.

“Isso é apenas a planta da nossa companhia, mas estamos focando em desenvolver a tecnologia necessária para criar um espaço para se viver debaixo d'água", disse Masataka Noguchi, representante da companhia sobre o projeto "Espiral Oceânica". Os apartamentos submarinos abrigariam cinco mil pessoas e incluiriam centros de pesquisa para escavação em busca de fontes de energias.

De acordo com a Shimizu, a Espiral Oceânica teria uma estrutura esférica de cerca de 500 metros próxima a superfície da água. De lá, um caminho espiral - daí seu nome - faria a conexão com o centro de escavação, aproximadamente três a quatro quilômetros abaixo. O caminho espiral teria 15km.

Os humanos viveriam no espaço próximo à superfície e as espirais carregariam os recursos para cima ou para baixo e impediriam que as correntezas afetassem a estrutura. O design foi construído por pesquisadores da Universidade de Tóquio, da agência governamental de pesquisa hidráulica e da agência de ciência e tecnologia marinha do Japão.

A energia viria de equipamentos capazes de transformar a temperatura da água em força e a água do oceano seria dessalinizada para uso doméstico. “O oceano tem possibilidades infinitas" e o projeto pode ajudar a humanidade a utilizá-las, disse Shimizu.

A companhia revelou que provavelmente custaria ¥3 trilhões (R$ 65 bilhões) e que demoraria cinco anos assim que a tecnologia existir. Imagens podem ser conferidas aqui (texto em japonês).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!