sábado, 27 de dezembro de 2014

Egoístas e metidos - é assim que o Brasil vê os paulistanos




A reputação dos paulistanos não anda muito bem com o resto dos brasileiros. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, os moradores da capital de São Paulo são vistos como egoístas e metidos pelos moradores do resto do país.

Para chegar a estas conclusões, a pesquisa fez seis afirmações aos entrevistados, que deveriam dizer se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente delas. O Datafolha ouviu 2.896 pessoas em todo o país - menos na capital paulista, claro - em 2 e 3 de dezembro.

Seis em cada 10 brasileiros concordam, total ou parcialmente, que os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros. Esta percepção de que os moradores da capital paulista são egoístas é maior ainda quando só é levada em conta a opinião dos nordestinos: por lá, 76% concordaram com a afirmação.

Quando a afirmação feita foi "os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros", mais da metade dos entrevistados concordou total ou parcialmente - reafirmando a fama de arrogantes dos paulistas da capital.

De forma geral, a imagem dos paulistanos foi sempre pior entre os entrevistados do Nordeste. Quase 70% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se acham melhores que o restante dos brasileiros. Além disso, 48% deles afirmou que os moradores de São Paulo têm inveja dos outros brasileiros. 

Locomotiva

Por outro lado, a velha expressão de que São Paulo seria a locomotiva do Brasil foi reafirmada pela grande maioria dos entrevistados: 6 em cada 10 concordaram com a afirmação. 

Já quando a frase se referia aos próprios paulistanos, a recepção foi contrária. Perguntados se concordavam com a ideia de que os paulistanos trabalham mais que os demais brasileiros, 59% dos entrevistados discordaram total ou parcialmente. 

São Paulo x BrasilConcorda totalmenteConcorda em parteDiscorda totalmenteDiscorda em parteNão sabe
Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros?20%14%44%15%7%
Os paulistanos têm inveja dos demais brasileiros?20%14%38%16%11%
Os outros brasileiros têm inveja dos paulistanos?10%13%54%16%7%
São Paulo é a locomotiva do Brasil?43%22%17%10%8%
Os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros?46%17%17%8%11%
Os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros?39%16%25%12%9%

Fonte: Exame



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!