quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

10 curiosidades que talvez você não saiba sobre o "Chaves"

Ao longo de quatro décadas, os programas ganharam fãs por todo o mundo, alguns mitos foram lançados e outros fatos continuam pouco conhecidos




"Ninguém tem paciência comigo", choramingava Chaves. Esse é o bordão mais popular do personagem criado e interpretado por Roberto Gómez Bolaños, humorista, escritor, ator e produtor de cinema, TV e teatro, que morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28). Ele foi responsável não só pela criação do personagem, mas de toda a série e também do Chapolin, além de vários filmes que foram sucesso no cinema mexicano.

Ao longo de quatro décadas, os programas ganharam fãs por todo o mundo, alguns mitos foram lançados e outros fatos continuam pouco conhecidos. Por isso, juntamos 10 curiosidades que talvez você não saiba sobre Chaves, Chapolin e seu criador. Confira abaixo:

1 - Lembra do hotel do episódio de Acapulco? Pois bem. A presença do Continental Empório era uma propaganda. De acordo com Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, o hotel era ligado a algum alto funcionário da Televisa e os atores nem sequer descansaram por lá.

2 - O episódio de Acapulco, dividido em três partes, foi dublado no Brasil em momentos diferentes, o que causou uma grande confusão: no primeiro, eles dizem estar em Acapulco. No segundo, dizem que estão no Guarujá (famoso balneário no litoral de São Paulo). No terceiro, voltam a dizer que estão em Acapulco. A troca de Acapulco por Guarujá na dublagem do segundo episódio teria sido uma tentativa de aproximar o programa da realidade do Brasil.

3 - É comum ouvir dizer que os episódios de Acapulco foram os últimos em que Carlos Villagrán, o Quico, participou, e que a música do final era uma despedida para ele. Mas, de acordo com Luís Joly, jornalista brasileiro que escreveu dois livros sobre o Chaves ("Chaves: Foi sem Querer Querendo?" é o mais famoso deles), Villagrán chegou a gravar mais alguns episódios depois desse. A "trilogia de Acapulco" foi filmada em 1977 e Quico saiu em 1978.

4 - Embora no Brasil não sejam populares, foram gravados programas inéditos com Chaves e Chapolin até o início dos anos 1990. Exibidos no Brasil com o nome "Clube do Chaves", os episódios faziam parte de um programa de esquetes comandado com Bolaños (Chaves e Chapolin passaram a ser quadros dentro desse programa maior). Nesse período, personagens como Chiquinha e Quico já não faziam parte do elenco. O último episódio inédito do Chaves, de acordo com o SBT, é de 1992.



5 - Talvez essa seja a mais conhecida das curiosidades, mas, para quem não sabe, Carlos Villagrán (Quico) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) não tinham mais relação alguma com Bolaños e sua família devido a brigas na justiça por direito de uso do personagem. Ambos, no entanto, divulgaram mensagens de pesar pela morte do ex-colega e Villagrán compareceu ao velório.

6 - De acordo com o autor Luís Joly, Chapolin e Chaves foram os primeiros seriados do México a serem vendidos para outros países.

7 - Dublado em mais de 50 idiomas, Chaves foi veiculado em mais de 90 países. O único país da América Latina que não veiculou o programa foi Cuba.

8 - A última mensagem de Roberto Gómes Bolaños no Twitter foi para o Brasil.



9 - Nos anos 1980, quando ninguém nem chegava perto da audiência da Globo, o Chaves conseguiu fez com que o SBT superasse a emissora.

10 - Em Tangamandápio (sim, ela existe!) há uma estátua em homenagem ao carteiro Jaiminho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!