quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cientistas criam equipamento de invisibilidade com lentes comuns

Barata e fácil de se construir, a "Rochester Cloak" pode estar próxima de entrar no mercado




A humanidade sempre teve fixação com a invisibilidade. Do carro invisível de James Bond à capa de invisibilidade de Harry Potter. Pela primeira vez, estamos bem perto disso. A "Rochester Cloak", ou Capa Rochester, não é algo futurista ou saído de um filme de ficção científica. A primeira "Capa de Invisibilidade" real é uma combinação inteligente de lentes comuns que contorcem a luz ao redor de um objeto, escondendo-o da vista direta.

A Capa Rochester é barata e fácil de se construir, o que significa que podemos ver em um futuro próximo no mercado. Desenvolvido por uma colaboração dos departamentos de Física e de Ótica Avançada da Universidade de Rochester, é uma resposta de baixa-tecnologia a uma questão para tecnologias avançadas. O projeto surgiu do interesse de John Howell, professor de Física e líder da equipe que desenvolveu o produto, que, durante as férias, pensou uma forma de fazer um dispostivo de invisibilidade com seu filho de 14 anos.

Apesar de testes com lentes já terem ocorrido, contorcendo a luz ao redor do objeto, todos eles funcionavam em uma só direção. “Esse é o primeiro aparelho capaz de esconder objetos de maneira tridimensional, escondendo em diversas direções", disse Joseph Choi, estudante de PhD no Institudo de Ótica Avançada na Universidade de Rochester. A "Capa da Invisibilidade" também tem a capacidade de fazer objetos de qualquer tamanho desaparecer: desde que lentes grandes o suficiente estejam posicionadas da maneira correta.

Para os fãs de Física, o estudo completo pode ser visto aqui. Confira o vídeo da "Rochester Cloak":



Fonte: Administradores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!