quarta-feira, 15 de outubro de 2014

5 estratégias para se preparar para uma conversa difícil no trabalho

Independemente da sua posição, a questão é que você precisa parar de pensar nesse momento da forma errada e de visualizar o pior cenário




O maior problema de saber que uma conversa mais complicada está para acontecer no trabalho é que você não para de pensar nela. Talvez seja você quem precisa chamar um colega de escritório para conversar sobre um hábito que está incomodando a todos ou talvez você seja o convocado para aquela reunião particular com o chefe, a questão é que você precisa parar de pensar nesse momento da forma errada e de visualizar o pior cenário.

"Nós sempre tendemos a ir para o pior cenário", disse a psicóloga organizacional e autora do livro "The Discomfort Zone: How Leaders Turn Difficult Conversations Into Breakthroughts", Marcia Reynolds. "É uma espécie de dispositivo de proteção que nosso cérebro tem".

O site Fast Company compilou 5 estratégias para você lidar melhor com esse momento. Confira:

1. Foque na outra pessoa

Em vez de pensar no que você quer, se pergunte: "o que seria mais útil para o outro?" Aborde a conversa a partir da perspectiva de como você poderia ajudar a pessoa a obter melhores resultados.

2. Pense em como começar

Como você começa a conversa tem uma grande importância, mas não caia no clichê "elogio-crítica-elogio". Deixe claro que você está lá para ajudar a pessoa e soe o mais sincero possível.

3. Pratique em voz alta

Treinar a conversa na nossa cabeça não é a mesma coisa, mas se você fala em voz alta o seu cérebro pode realmente ouvir você falando. Você não quer vacilar quando diz algo difícil. Pratique em seu carro durante o seu trajeto até que as palavras saiam facilmente.

4. Peça ajuda de um colega

Mesmo se você precise manter os detalhes confidenciais, você pode trocar ideias com outro gerente que já passou por isso antes. Isso pode ajudar você a pensar objeções que possam surgir.

5. Não tema as emoções

Conversas difíceis podem tornar-se pontos de inflexão na trajetória da carreira de uma pessoa. "Você vai torná-los desconfortáveis​​, e isso é bom", diz Reynolds. 

Fortes emoções conduzem mergulhos mais profundo em nosso cérebro do que quando acabamos de receber informações simples. Abordar uma conversa difícil com essa mentalidade aumenta as chances de que todos emergem mais fortes, depois.



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