Para começar o nosso raciocínio vamos entender um pouco
sobre a introdução do ensino do Marketing em nível universitário no nosso país
Para começar o nosso raciocínio vamos entender um pouco
sobre a introdução do ensino do Marketing em nível universitário no nosso país.
No final da década de 1940, quando a FEA/USP e a FGV introduziram essa
disciplina em sua grade curricular, encontraram desde aquele momento um campo
bastante fértil para sua aplicações, naquela época alguma empresas
internacionais já usavam bastantes ferramentas de marketing amplamente
discutidas nos textos que tratam daquele assunto.
A dificuldade de situar o campo de marketing era tamanha que
a disciplina que abordava esse assunto foi introduzida nos curso de
Administração com os títulos de Técnicas Comercial na faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da USP e Mercadologia na Fundação Getúlio Vargas.
O que dar de entender e perceber é que nenhum dos títulos escolhidos por essas
grandes instituições de ensino não traz em seu significado a grande riqueza de
material de estudos e conteúdos que encerra a palavra by
Text-Enhance">Marketing.
Alguns exemplos | mitos e falácias sobre o Marketing
Para você entender melhor o meu raciocínio vou dar alguns
exemplos sobre mitos que foram criados no decorrer de todos esses anos do
Marketing desde quando ele desembarcou no Brasil nos anos de 1950/1960.
1 - Marketing não passa de uma forma de propaganda para
maximizar as vendas.
2 – Ou que o Marketing reúne atividades capazes de promover
uma pessoa.
3 – É atividade para criar necessidades
4 – Que o Marketing é uma forma capitalista de fazer pessoas
quererem coisas de que não precisam.
Por favor você universitário e profissional de Marketing que
acham isso, ignore por que está completamente errado.
Exemplos de definições com complexidade tão absurda
1 – O Marketing é aquela parte do processo de produção e de
troca que está preocupada com o fluxo de bens e de serviços do produtor ao
consumidor.
2 – O Marketing é popularmente definido como a distribuição
e a venda de mercadorias.
3 – Marketing inclui as atividades de todos aqueles que que
se dedicam à transferência e mercadorias desde o produtos até o consumidor.
4 – Marketing significa comercialização e também realização,
engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e
concretização, que visam à satisfação das necessidades dos clientes, presentes
e futuras, por meio de produtos e serviços existentes ou novos.
Definições consagradas de grandes organizações e
Especialistas
Para não perder o nosso raciocínio chegou a hora de
exemplificar o termo marketing com algumas definições consagradas e que muitos
utilizam em palestras e também são citadas nos melhores livros sobre
Administração e Marketing no Brasil e no Mundo.
1 - Marketing são as atividades sistemáticas de uma
organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio
ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)
2 - “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem
por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Kotler)
3 - O processo através do qual a economia é integrada à
sociedade para servir às necessidades humanas”. (Peter Drucker)
4 - O processo de conquistar e manter clientes”. (Theodore
Levitt)
5- Marketing é o desempenho das atividades de negócios que
dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”.
(American Marketing Association)
São definições de pessoas que realmente entendem do assunto.
Equívocos de tradução e banalização do tema Marketing
Realmente tentaram de todas as formas de encontrar uma
tradução apropriada para o Marketing mais não encontram, ainda bem no meu ponto
de vista.
São equívocos inacreditáveis de tradução, banalização de
termos técnicos e sua infeliz disseminação por leigos ou por mal- intencionados difundiram no Brasil, inúmeras falácias a respeito do
Marketing e de seu significado justo. Vamos elimina-las.
De origem Inglesa, a palavra marketing nunca encontrou por
aqui um verbete digno do original. Seu sufixo ING, em inglês, tanto funciona
para indicar um gerúndio quanto um substantivo. Habitualmente, os termos que
terminam em ING pedem mais que uma só
palavra para sua definição. Vária ‘traduções foram espalhadas pelo nosso pais,
vou citar as que mais se encontram ainda pela internet.
1 - Mercancia
2 - Mercadagem
3 - Mercadologia
Para nossa alegria a expressão Marketing sobreviveu como
nasceu, no Brasil e , em outras nações, como na Alemanha, na França e no Japão.
Conclusão
Bom. Espero que eu tenha passado um pouco do meu
entendimento e desse estudo que eu realizei e que seja útil para você.
Marketing é sem dúvida uma ótima ferramenta para as empresas usarem à seu
favor. E para terminar e, em uma sintetização engenhosa e resumida, Marketing é
uma Arte de bem - fazer trocas.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!