quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Marketing para quem não é do Marketing

Ao mesmo tempo que as empresas discutem suas marcas, precisam discutir pobreza, mudança sociocultural, sustentabilidade ambiental, valores, colaboradores, a relação com seus parceiros e acionistas, sem é claro esquecer do lucro




Alvin Toffler, divide a civilização humana em três ondas econômicas. A primeira onda das sociedades agrícolas, a segunda onda na Era Industrial e a terceira onda na Era da Informação, em que mente, informação e alta tecnologia são tipos de capital essenciais ao sucesso.

Por sua vez, Susilo Bambang Yudhoyono, Presidente da República da Indonésia, ao prefaciar o livro de Philip Kotler, "Marketing 3.0", anuncia uma nova onda, portanto a "quarta onda", voltada para a criatividade, a cultura, a tradição e o meio ambiente, pelo aquecimento global do planeta e também pela capacidade dos profissionais de marketing detectarem as ansiedades e os anseios humanos, profundamente enraizados na criatividade, cultura, tradição e meio ambiente.

Bem, aqueles que passam pelas escolas e em especial pelos livros do mestre Kotler, irão ler, que exatamente esta é uma das funções dos profissionais de marketing; compreender os desejos dos clientes, as necessidades dos consumidores de um produtos, de um serviço. Parece muito óbvio.

Mas o que é tão óbvio, tem sido apresentado desde a década de 1950 e muitas, mas muitas empresas até agora, 2014, ainda não estão aplicando.

Década 1950

No pós-guerra foram desenvolvidos os primeiros conceitos de marketing, bem como de segmentação de mercado e o mix de marketing.

Assim, a função principal do marketing era gerar demanda de produtos, e para explicar de maneira concisa McCarthy desenvolveu o conceito dos 4Ps (Product) Produto, (Price) Preço, (Promotion) Comunicação e (Place) Distribuição.

Claro que ao longo do tempo muitos outros autores foram querendo adicionar muitos outros P´s a este modelo, mas continuam sendo apenas decorrências dos P´s originais, que nada modificam o conceito original (Pessoas, Processo, Provas Físicas, Opinião Pública, entre outros).

Década 1980

Durante a década de 1980, a economia permaneceu incerta porque o crescimento havia migrado, principalmente, para os países em desenvolvimento na Ásia. Gerar demanda em épocas turbulentas, marcadas pela incerteza, era mais difícil, exigindo mais do que apenas os 4P´s. A demanda era escassa.

Neste momento, diante da maior concorrência e maior necessidade de estratégia, tem origem o marketing 2.0.

Década 2000

O ano foi 2008, o mês mais uma vez "setembro", e uma vez mais uma profunda crise talvez como não se via desde a Grande Depressão da década de 1930. De uma só vez, marcas como Bears Stearns, Lehman Brothers desapareceram, AIG e General Motors tiveram que ser socorridas pelo governo americano como jamais alguém pudera imaginar. Sim, bancos, investidores ambiciosos, especuladores e vendedores de junk bonds, foram os culpados. Quando a bolha financeira estourou e os valores dos imóveis afundaram, pobres e ricos ficaram mais pobres. Desastre para a economia americana, pois 70% do PIB era composto pelos gastos dos consumidores. Empresas demitiram e o desemprego dobrou, de 5% para 10%.

O futuro do marketing

Então, gradativamente as disciplinas de marketing estão tendo seus conceitos transformados.

A gestão de produtos, mudou dos 4P´s para o conceito de cocriação.

A gestão do cliente, se segmentação, definição de mercado-alvo e posicionamento para o conceito de "comunização".

A gestão da marca, do atual conceito de construção da marca, para o desenvolvimento de personalidade da "marca".

Ou seja, o conceito de marketing era vertical e agora é horizontal, é preciso mais interligação entre ações, disciplinas e acima de tudo nas próprias comunidades onde residem clientes e consumidores.

Segundo Kotler, para ter sucesso, as empresas precisam entender que os consumidores apreciam cada vez mais a cocriação, a "comunização" e o desenvolvimento da personalidade da marca.

Por isso, caro leitor, leitora, marketing é cada vez mais é a atividade ou um conjunto de ações e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.



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