quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - Homens de visão que em apenas cinqüenta anos mudaram o mundo




Cornelius Vanderbilt I

Cornelius Vanderbilt I (27 de maio de 1794 - 4 de janeiro de 1877), veio de família pobre e aos 16 anos compra um “ferry – boat” com 100 U$ dólares que conseguiu emprestado, ganhando fama de homem de negocio ousado. Ele era valentão, entrava em brigas com outros homens e os deixavam inconsciente, esse traço competitivo e sua dureza definiam seu caráter.

Anos depois Vanderbilt I vira sinônimo de embarcações e fica conhecido pelos apelidos de O Comodoro ou Comodoro Vanderbilt, um grande empreendedor americano que construiu sua fortuna através da marinha mercante sendo o dono do maior império de navegação do mundo e no auge do seu poder ele faz o impensável, desenvolve seus trabalhos na primeira estrada de ferro transcontinental, mudando a vida das pessoas, já que agora ficaria mais fácil se locomover sem levar meses pra chegar ao destino. Ele vende todas as suas embarcações e investe na construção de ferrovias.

No final da Guerra Civil Vanderbilt é o homem mais rico dos Estados Unidos com a companhia de ferrovias que se chamava Accessory Transit Company que valia 68 U$ Milhões de Dólares, equivalente a 75 Bilhões de Dólares hoje.

Cruel nos negócios, Cornelius Vanderbilt fez poucos amigos e muitos inimigos em vida. No seu testamento, ele repudiou todos os seus filhos, com a exceção de William, que era tão cruel nos negócios como seu pai e o único que, conforme pensava Cornelius, seria capaz de manter o império de negócios. Vanderbilt deu pouco de sua vasta fortuna para trabalhos de caridade, deixando 1 milhão, como prometido, para a Universidade de Vanderbilt e 50 mil para a Igreja dos Desconhecidos na Cidade de Nova York. Ele viveu modestamente, deixando seus descendentes construírem as casas Vanderbilt, as quais caracterizam a Idade Dourada da América. Três de suas filhas e um filho, Cornelius Jeremiah Vanderbilt, contestaram o testamento com o pretexto de que seu pai delirava e tinha uma mente doentia. A batalha judicial mal-sucedida durou pouco mais de um ano, e Cornelius Vanderbilt cometeu suicídio em 1882. Cornelius Vanderbilt é tetravô do jornalista Anderson Cooper.

Fonte: Gigantes da Industria, Wikipédia

Carina Silva,  Momento do Administrador





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!