segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - A importância do planejamento em compras




Ao longo do tempo, podemos perceber as mudanças que vem ocorrendo na forma das organizações guiarem seus negócios. O foco passou a ser direcionado do produto para o cliente, os estoques passaram a ser administrados de acordo com a demanda, o fornecedor passa a integrar a cadeia em posições estratégicas e a qualidade passou a ser fator principal para a competitividade empresarial.

Com todas essas mudanças, as empresas passaram a enxergar a função compras não somente em nível operacional, onde a maior parte dos esforços são gastos para a colocação de pedidos e resolução de problemas emergentes, mas em nível estratégico, onde os esforços passam a ser direcionados para o planejamento das atividades principalmente em médio e longo prazo.

Podemos perceber claramente essa mudança quando atuamos em grupos multifuncionais para a escolha das melhores técnicas e estratégias a serem escolhidas para determinada compra. Podemos utilizar como exemplo o setor de manutenção, que ao invés de reagir de acordo com as necessidades que na maioria das vezes são emergenciais atuando somente quando surge a necessidade de determinado item, passa a ser proativa com manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, planejamento anual, etc. Outro exemplo e a curva ABC para análise de consumo e demanda anual, onde o objetivo é centralizar as compras em fornecedores previamente selecionados mediante RFI, aumentar o poder de barganha nas negociações e reduzir o lead time do ciclo de compra.

Como podemos notar, o planejamento em compras torna-se essencial para a competitividade, pois os processos tornam-se mais eficientes reduzindo custo e tempo ao mesmo tempo focando na qualidade dos produtos e serviços comprados e manutenção dos relacionamentos com solicitantes e fornecedores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!