segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - Organizações e Administradores




Organizações e administradores

Definindo sucintamente os termos “organização” e “administrador”. Empresas são organizações, bem como escolas, hospitais, igrejas, clubes e todos os órgãos públicos.

Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum.

As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.

Funções dos Administradores

Henri Fayol escreveu (lembra do curso de EPA?) que todos os administradores realizam cinco funções gerenciais: planejam, organizam, comandam, coordenam e controlam. Atualmente, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle.

A função de planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as atividades.

A elaboração da estrutura da empresa é chamada de organização; quais tarefas devem ser realizadas, por quem, quem se reporta a quem e quais as decisões a serem tomadas.

Faz também parte do trabalho do administrador dirigir e coordenar pessoas. Esta é a função da liderança; motivar os funcionários, dirigir as atividades e resolver os conflitos entre as pessoas.

Para garantir que as coisas caminhem como devem, o administrador precisa monitorar o desempenho da organização; é o controle. O desempenho real tem de ser comparado com as metas estabelecidas previamente e se houver quaisquer desvios significativos, é responsabilidade do administrador trazer a organização de volta aos trilhos.

Fonte: Unama

Carina Silva,  Momento do Administrador, 13 de janeiro 2014.





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