Papéis dos administradores
No final da década de 60, Mintzberg concluiu que os
administradores desempenham 10 papéis, que podem ser assim agrupados:
Papéis de Relacionamento Interpessoal: figura de proa,
liderança e ligação;
Papéis de Informação: monitor, disseminador e porta-voz;
Papéis de Decisão: empreendedor, gerenciador de turbulência,
alocador de recursos, negociador.
Habilidades dos administradores
Outra forma de considerar o que fazem os administradores é
examinar as habilidades ou competências de que precisam para atingirem seus
objetivos. Robert Katz identifica três competências essenciais: técnica, humana
e conceitual.
Todas as abordagens sobre as funções, papéis e habilidades
de administração reconhecem a importância da gestão de pessoas; o administrador
precisa desenvolver suas habilidades humanas.
Definindo Comportamento Organizacional
Falamos até aqui da importância das habilidades humanas; o
termo mais utilizado para denominar o seu estudo é Comportamento
Organizacional.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que
investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o
comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse
conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do
comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo
de que as organizações trabalhem mais eficazmente. Em outras palavras, o
Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem
nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Como de forma geral estas questões envolvem as relações de
trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções,
trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e
administração.
Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa
de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação,
comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e
processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção,
processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e
estresse no trabalho.
Carina
Silva, Momento do Administrador, 14 de janeiro 2014.
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