terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - Papéis dos Administradores


Papéis dos administradores

No final da década de 60, Mintzberg concluiu que os administradores desempenham 10 papéis, que podem ser assim agrupados:
Papéis de Relacionamento Interpessoal: figura de proa, liderança e ligação;
Papéis de Informação: monitor, disseminador e porta-voz;
Papéis de Decisão: empreendedor, gerenciador de turbulência, alocador de recursos, negociador.

Habilidades dos administradores

Outra forma de considerar o que fazem os administradores é examinar as habilidades ou competências de que precisam para atingirem seus objetivos. Robert Katz identifica três competências essenciais: técnica, humana e conceitual.

Todas as abordagens sobre as funções, papéis e habilidades de administração reconhecem a importância da gestão de pessoas; o administrador precisa desenvolver suas habilidades humanas.

Definindo Comportamento Organizacional

Falamos até aqui da importância das habilidades humanas; o termo mais utilizado para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.


Carina Silva,  Momento do Administrador, 14 de janeiro 2014.





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