sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Espaço do Administrador - A teoria da burocracia

Entenda melhor abaixo




Surgiu em 1909, por Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna, influenciada pelas mudanças econômicas, sociais e religiosas da época com uma proposta de estrutura administrativa para organizações complexas onde eram reguladas por normas e inflexibilidade hierárquica.

Ética protestante - como princípios básicos o protestantismo defende a vida dedicada ao trabalho duro, à poupança e ao ascetismo. Os que realmente se decidem a essa conduta espartana (e, portanto seguem a vontade de Deus) alcançam a prosperidade ficam em paz com o destino de sua alma.com isso quão mais rico, mais o individuo prova ser fiel e recompensado por Deus. A riqueza não é vista como um meio, mas como um resultado de uma conduta.

Homem organizacional - o tipo de personalidade adequada à sociedade moderna é a do homem flexível ao desempenho de vários papeis simultâneos, dentro da organização. Resiste às frustrações, dedicado de forma irrestrita ao cumprimento de suas tarefas, o funcionário da organização burocrática deve ser capaz de adiar as recompensas e o desejo de altas realizações.

Racionalidade - os objetivos devem ser atingidos da maneira mais racional e, portanto, poupadora de esforços. Assim como na Administração Científica, a Burocrática defende a existência da melhor forma de se realizar uma tarefa.

Divisão do trabalho e hierarquia- a divisão de trabalho deve ser sistêmica, coerente com os objetivos visados pela organização. Cada pessoa deve ter uma tarefa específica e uma autoridade condizente com ela. Forma-se assim uma hierarquia de atividades legítima, construída de acordo com as funções dos trabalhadores dentro da empresa a legitimidade de cadeia hierárquica faz com que deva ser respeitada e aceita a qualquer custo.

Autoridade, poder, dominação e administração-autoridade é a probabilidade de um comando ou ordem específica seja obedecida, podendo se dar por hábito, afeição ou interesse em determinada situação. Poder é a probabilidade de impor a própria vontade à conduta dos outros, contra qualquer resistência. Na denominação o governante tem o direito de impor seu poder e o governado o dever de obedecer-lhe. Ao se exercer sobre muitas pessoas, a denominação necessita de um aparato administrativo que una governantes e governados.

Promoção e seleção -  A consideração de competência técnica evita favoritismo e o incentivo à promoção da incompetência. Seguido a lógica da racionalidade, o processo de seleção e promoção de um indivíduo deve ser resultado de sua dedicação e competência no cumprimento das metas organizacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!