segunda-feira, 16 de junho de 2014

Relacionamento: a base de qualquer negócio

Quanto melhor for sua rede de contatos (interação e qualidade), maiores as chances de você fazer grandes negócios




Desde a época das grandes guerras, a base de qualquer vitória sempre foi o bom relacionamento com os parceiros de luta. No mundo dos negócios e no relacionamento "afetivo" não é diferente. Existe uma célebre frase, atribuída à grande escritora Clarice Lispector, que diz o seguinte:

"Sozinhos, podemos ir mais rápido. Mas, juntos, podemos ir mais longe".

Complemento a frase dizendo o seguinte: "ninguém chega a lugar algum sozinho". O líder até pode realizar algumas tarefas sozinho, mas, sem a sinergia de sua equipe, não conseguirá atingir seus objetivos.

Tenho orgulho de olhar para trás e constatar que boa parte do percurso só foi possível ser concluída graças ao incentivo de pessoas que sempre torceram por mim e que de alguma forma contribuíram não somente para meu aprendizado, mas, também, para meu crescimento pessoal, seja através de um tapinha nas costas ou mesmo um grande empurrão.

O cientista e antropólogo Robin Dunbar definiu que uma pessoa consegue manter em média 150 (esse número pode variar até 290, dependo da nação) relações estáveis em seu círculo de amizades. Embora boa parte de nós tenha nas redes sociais um número bem acima daquele que o estudo apontou, o fato é que, se realmente pararmos para analisar o "número dunbar", constaremos que temos poucos amigos (nesse caso, a qualidade fala mais alto que a quantidade).

Depois dessa constatação, cabe aqui uma pergunta: De que adianta termos grandes redes de relacionamento, se apenas cultivamos poucas amizades? Grandes redes de relacionamento aumentam as chances de propagarmos nossa mensagem e ampliarmos nossos negócios. Cultive os bons relacionamentos!

Lembre-se sempre: a roda da vida continua sempre a girar. Portanto, cultive o bom relacionamento. Nunca se sabe quando precisará de uma indicação de emprego ou mesmo de uma simples ajuda. Quanto mais estreito for seu relacionamento com sua rede de contatos, maiores as chances de você gerar autoridade e respeito. 

Reciprocidade e autoridade são gatilhos mentais importantíssimos para cultivar as boas amizades e novas parcerias. Uma janela que se fecha hoje pode significar uma porta que escancara amanhã.

Seu poder de influência está no número de pessoas que você consegue impactar pela boa imagem que você passa. 

A base de qualquer negócio continua sendo o relacionamento. Quanto melhor for seu relacionamento, com sua "lista ou rede" de contatos, maiores as chances de você se fortalecer e fechar grandes negócios.

O bom administrador é aquele que sabe lidar com números. O excelente administrador é aquele que não somente sabe lidar com números e metas, mas sabe, acima de tudo, administrar pessoas.



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