segunda-feira, 30 de junho de 2014

Durex: preservativo ou fita adesiva?

A chegada da marca de preservativos Durex ao Brasil tem confundido os consumidores, que associam a palavra à popular marca de fita adesivas




Em janeiro deste ano, a empresa anglo-holandesa Reckitt Beckiser lançou no Brasil sua linha de preservativos Durex. A marca lidera o mercado europeu e americano, mas encontra uma barreira no Brasil: possui o mesmo nome de uma fita adesiva comercializada pela empresa 3M que é muito popular no país. A questão central não é apenas possuir o mesmo nome, mas sim a intensa associação que os brasileiros fazem entre a palavra Durex e a fita adesiva, muitas vezes substituindo o nome do produto diretamente pelo nome da marca.

Esse fenômeno de marcas fortes é comum no país. Costumamos trocar leite condensado por Leite Moça, lâminas de barbear são chamadas de Gillette e procuramos no supermercado por Bombril, nunca por esponjas de aço. Para Jiri Kulik, vice-presidente da Reckitt Beckiser para América Latina, a questão dos homônimos entre a marca de camisinhas e fitas adesivas não deverá atrapalhar os negócios no Brasil. Ele explica que, segundo pesquisas da própria companhia, apenas 15% dos brasileiros, sendo a maioria acima dos 50 anos, associam a palavra Durex à fita.

Entretanto, alguns meses após a chegada da marca, a confusão é clara entre os consumidores. Na página da Durex (camisinhas), muitos usuários questionam o nome da marca. A empresa responde a todos os comentários com uma explicação: “Alguns países ao redor do mundo chamam camisinha de ‘Durex’, e o nosso nome surge daí. Não temos nada a ver com fita adesiva”, diz a empresa.

No âmbito judicial, a questão é simples: duas marcas, de segmentos diferentes, podem possuir o mesmo nome. Em um problema envolvendo a Bela Vista, que produz biscoitos, e outra Bela Vista, que comercializa leite, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o direito de exclusividade de uso da marca é limitado à classe para o qual foi deferido.

E vocês, administradores, o que acham de duas marcas, de produtos diferentes, carregarem o mesmo nome? Opinem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!