sexta-feira, 13 de junho de 2014

Abrace seus problemas

Existe somente um lugar onde você encontrará pessoas sem problemas: o cemitério




Pessoas acreditam que a vida tem de acontecer sem problemas. Se as contas fossem mais fáceis de pagar, se os relacionamentos fossem serenos todo o tempo e se houvesse governos sem corrupção, a vida seria muito mais fácil.

Todos esses problemas são exasperantes e, ao longo do tempo, geram desgastes e muito estresse, pela impossibilidade de resolvê-los definitivamente.

Entretanto, a crença de que a vida deveria ser sem problemas adiciona um componente terrível para os indivíduos: que sua vida não deveria ser como é, e que são fracassados por não conseguir resolvê-los.

Acontece que existe somente um lugar onde você encontrará pessoas sem problemas: o cemitério. Todas as demais têm de lidar com eles.

Entretanto, para enfrentá-los você precisará de muita energia, ou correrá o risco de sofrer um esgotamento mental, físico ou emocional. Para que essa energia apareça, você deve dar um sentido às suas adversidades. A capacidade humana de resolvê-las depende disso. Portanto, o motivo pelo qual você deseja resolver o problema é tão ou mais importante que o problema em si.

Ao longo do tempo, é o significado que você forja para suas adversidades que constrói sua identidade. Por essa razão, já que a vida tem problemas, escolha os maiores para resolver. Albert Einstein, Charles Darwin, Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela são exemplos de pessoas que resolveram problemas gigantes, que lhes deram uma identidade única e eterna.

Na esfera profissional, você terá de conviver com situações como a falta de remuneração adequada às suas necessidades, chefes problemáticos, pessoas que desejam prejudicá-lo, crises na empresa, no mercado e na economia. Isso, sem falar no difícil equilíbrio da vida profissional com a pessoal. Mas você somente terá energia para enfrentar tudo isso, se forjar um significado para sua carreira e, em última análise, para sua vida.

É esse significado que irá auxiliá-lo a construir sua identidade perante o mundo.

Espero que escolha bem, pois o mundo precisa de indivíduos que, mais que desejarem apenas resolver seus problemas, sejam capazes de contribuir para que outros façam o mesmo.

Vamos em frente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!