quinta-feira, 12 de junho de 2014

Os números da Copa: recordes e curiosidades das seleções




A briga por vagas acabou, os elencos já foram divulgados, e 736 jogadores receberam a honra máxima de representarem o seu país na Copa do Mundo da FIFA. Mas quem nesta longa lista chama a atenção, e por que motivo? O FIFA.com traz agora mais detalhes sobre os números por trás dos homens que brigarão pelo título mundial no Brasil.

236 jogadores que estarão no Brasil 2014 já haviam sido convocados para ao menos uma Copa do Mundo da FIFA anteriormente. A Espanha lidera este ranking com 16 atletas, seguida pelo Uruguai (15) e por Camarões (13). O jogador de trajetória mais longa que estará no Brasil é Faryd Mondragón, que esteve presente nos Estados Unidos em 1994. O goleiro colombiano também disputou o Mundial da França em 1998, competição da qual igualmente participaram Samuel Eto'o e Gianluigi Buffon. O goleiro italiano, por sinal, tornou-se em 2014 o terceiro jogador da história a ser convocado para a disputa de cinco Copas do Mundo — os outros são o arqueiro mexicano Antonio Carbajal e o meio-campista alemão Lothar Matthäus. Porém, tanto Carbajal quanto Matthäus entraram em campo nos cinco torneios para os quais foram convocados, enquanto Buffon não saiu do banco de reservas na França 1998. Assim, o italiano está prestes a disputar efetivamente a sua quarta Copa do Mundo, algo que, em 2014, somente DaMarcus Beasley (Estados Unidos), Iker Casillas e Xavi (Espanha), Samuel Eto'o (Camarões), Miroslav Klose (Alemanha) e Rafael Márquez (México) terão a oportunidade de alcançar. Eto'o, aliás, já igualou o recorde africano ao ser convocado para a sua quarta Copa do Mundo, honra que somente os conterrâneos Jacques Songo'o e Rigobert Song também possuem.

100 por cento dos jogadores da Rússia jogam no próprio país, um recorde no Brasil 2014. A Inglaterra também chega perto deste índice: 22 dos seus 23 atletas disputam a Premier League (a exceção é Fraser Forster, que atua pelo Celtic na Escócia). Por outro lado, só 4,3% dos jogadores de Bósnia, Costa do Marfim, Gana e Uruguai não jogam no exterior — ou seja, apenas um dos 23 convocados.

68 anos é a idade que o técnico Fabio Capello vai completar durante a Copa do Mundo da FIFA. O treinador da Rússia é o mais velho do Brasil 2014 e será o quarto técnico com mais idade da história dos Mundiais. O alemão Otto Rehhagel é o recordista: comandou a Grécia em 2010 aos 71 anos. Atrás de Capello estão o uruguaio Oscar Tabárez (67 anos e três meses) e o inglês Roy Hodgson (66 anos e dez meses). O treinador mais jovem é Niko Kovac, com 42 anos e oito meses de idade. O francês Sabri Lamouchi, técnico da Costa do Marfim, é apenas um mês mais velho que o croata.

58 jogadores farão aniversário durante o Brasil 2014. Os primeiros a assoprar as velinhas, logo no dia 12 de junho, serão o chileno Mauricio Isla (26 anos) e o australiano Eugene Galekovic (33). Também haverá festa para nomes como Faryd Mondragón (jogador mais velho do torneio, que completará 43 anos no dia 23 de junho) e Lionel Messi, que fará 27 no dia seguinte. Nos casos do ganês John Mensah e do mexicano Guillermo Ochoa, poderá haver algo mais marcante para ambos do que comemorarem a data disputando a final da Copa do Mundo, no dia 13 de julho?

52 diferentes países estarão representados com jogadores que disputam os seus campeonatos nacionais no Brasil 2014. O futebol inglês é disparadamente o que mais terá atletas em campo. Nada menos que 114 dos 736 jogadores convocados (15,4%) disputam a Premier League ou outras divisões do país. Alemanha (81 jogadores) e Itália (78) vêm logo atrás. Dos 297 clubes que cederam atletas para o Mundial, 28 são da Inglaterra. A Alemanha vem em segundo lugar na lista, com 21. Entre clubes, é do Bayern de Munique o recorde de jogadores convocados: serão 15 atletas do campeão alemão no Brasil 2014, um a mais do que o Manchester United. Dentre os países que não se classificaram para a disputa da Copa do Mundo, a Turquia é quem lidera, com 26 jogadores cedidos por clubes turcos para o Mundial. Entre os continentes, a supremacia europeia é grande: 76% dos jogadores que estarão no Brasil atuam em equipes do Velho Continente. A Argélia é a segunda seleção na história da Copa do Mundo que terá 23 atletas de 23 clubes diferentes — a primeira foi a Sérvia, quatro anos atrás.

43 anos é a idade que Faryd Mondragón completará no Brasil 2014. O goleiro colombiano é, de longe, o jogador mais velho da competição. O segundo é o conterrâneo Mario Yepes, com 39. Vêm atrás o grego Georgios Karagounis (37 anos e quatro meses), o hondurenho Noel Valladares (37 anos e dois meses) e o italiano Gianluigi Buffon (36 anos e cinco meses). Mondragón é, inclusive, mais velho que dois técnicos desta Copa do Mundo: Niko Kovac, da Croácia, e Sabri Lamouchi, da Costa do Marfim. Se entrar em campo, o colombiano baterá o recorde do camaronês Roger Milla, que é o jogador mais velho a já ter disputado um jogo de Copa do Mundo — em 1994, aos 42 anos e um mês de idade.

29 é a média de idade que define a Argentina como a seleção mais velha no Brasil 2014. Honduras, Irã, Portugal e Uruguai são os principais rivais. Eles são em média cinco meses mais jovens que os argentinos. No outro extremo, Gana (com média de idade de 25 anos e seis meses) será a seleção mais jovem desta Copa do Mundo, seguida por Nigéria (25 anos e dez meses) e Bélgica (25 anos e 11 meses).

27 anos e cinco meses foi a média de idade geral dos jogadores que participaram das últimas três edições da Copa do Mundo da FIFA. Essa constância vai ainda mais longe, com apenas pequenas variações nas últimas duas décadas. A média nos EUA 1994 foi igual às de 2006, 2010 e 2014. Ela foi dois meses mais alta na França 1998 e caiu um pouco para 27 anos e seis meses na Coreia/Japão 2002.

20 ex-campeões da Copa do Mundo esperam ganhar o troféu pela segunda vez no Brasil. A lista é dominada por 16 integrantes da seleção espanhola de 2010. Já os italianos Andrea Barzagli, Gianluigi Buffon, Daniele De Rossi e Andrea Pirlo querem repetir o triunfo de 2006. Não há nenhum remanescente do plantel brasileiro de 2002, já que jogadores como Kaká e Ronaldinho acabaram ficando de fora da lista de Luiz Felipe Scolari. Ao trazer 16 jogadores que conquistaram o troféu há quatro anos, a Espanha bateu o recorde da França, que havia levado 13 em 2002 após ganhar o título em 1998. Nem é preciso dizer que eles esperam se sair melhor do que os franceses, que caíram na primeira fase sem marcar nenhum gol.

18 anos e um mês é a idade que faz do camaronês Fabrice Olinga o jogador mais jovem do Brasil 2014. Se entrar em campo, ele será o nono mais novo a atuar em uma Copa do Mundo. Surpreendentemente, ainda haverá três camaroneses à frente dele: Samuel Eto'o (segundo com 17 anos e três meses), Salomon Olembe (quarto com 17 anos e seis meses) e Rigobert Song (sétimo com 17 anos e 11 meses). O mais jovem de todos os tempos é Norman Whiteside, que jogou pela Irlanda do Norte em 1982 apenas 41 dias depois de completar 17 anos. O segundo mais novo no Brasil é o inglês Luke Shaw. O lateral esquerdo de 19 anos fica à frente do americano Julian Green, apenas um mês mais velho.

14 gols na Copa do Mundo estabelecem Miroslav Klose como o maior goleador entre todos os jogadores convocados para o Brasil 2014. O experiente atacante da Alemanha precisa de apenas mais um para igualar o recorde de todos os tempos, estabelecido por Ronaldo em 2006. Klose também pode se consagrar como o terceiro jogador a balançar as redes em quatro edições diferentes, feito obtido anteriormente apenas pelo compatriota Uwe Seeler e por ninguém menos que Pelé.

Fonte: Fifa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!