quinta-feira, 26 de junho de 2014

Crowdfunding e a profissionalização da ousadia

Como o crowdfunding se relaciona com a ousadia e a inovação? E qual a utilidade de técnicas e profissionais de gerenciamento de projetos neste novo jeito de fazer negócios?




Houve um tempo em que ousar era diferente. Naquele tempo, bastava uma ideia na cabeça e um pouco de conhecimento do assunto para que os visionários tirassem do papel as inovações mais mirabolantes. As vezes o conhecimento nem era necessário, bastava um sonho e o resto aprendia-se ao longo do caminho, o famoso "Learn-on-Fly". Mas os tempos mudaram, e por mais que ainda tenhamos inovadores a moda antiga, muitas das inovações hoje em dia dependem de todo um contexto diferente.

Se antes bastava uma ideia na cabeça e uma sobra na carteira, hoje em dia muitas das inovações dependem de orçamentos maiores, seja para o desenvolvimento de protótipos, seja para ganhos de escala que permitam chegar a um custo de produção que torne a empreitada toda viável.

Pensem: nos primórdios da Apple, Jobs e Wozniak tiveram que percorrer diversos bancos e sentar à mesa de muitos investidores, para levantar o capital necessário  para tirar a Apple do papel. Eles tinham a ideia, tinham o conhecimento, mas lhes faltava o capital inicial. Esse empecilho segurou, travou ou até mesmo matou diversas ideias ao longo das últimas décadas, pois ou você arranjava alguém disposto a  arriscar dinheiro na sua ideia, ou passava anos juntando o capital necessário,  arriscando perder o timing da sua inovação.

Com o crowdfunding, as coisas mudaram. O próprio formato padrão de um projeto que será submetido às plataformas tem diversos requisitos que devem ser atendidos, antes do envio. O projeto deve ser bem estudado, desenhado e apresentado, para que chame a atenção dos potenciais investidores. E o inovador pode ter certeza que, por mais que ele se esforce na concepção do projeto, ele será criticado duramente antes das pessoas decidirem investir. E é exatamente essa a beleza do crowdfunding.

Com a costumeira exposição de plataformas como Kickstarter ou Catarse, as propostas de inovação precisam ser muito bem construídas, estudadas, desenhadas e, acima de tudo, precisam ter uma apresentação clara, objetiva e sem floreios, para que possam ser analisadas pelos investidores antes destes decidirem aportar com o capital.

Todo este novo contexto da inovação trazido pelo crowdfunding é altamente benéfico para a inovação. Críticos do formato podem dizer que tal compromisso poda a inovação, criando barreiras para a ousadia dos empreendedores, que ficam muitas vezes preocupados com questões financeiras nas primeiras fases do projeto, e não focam na inovação em si. Eu não concordo.

Com o crowdfunding, não basta mais apenas uma ideia na cabeça. É preciso criticar, estudar, redesenhar, revisitar conceitos, mudar tudo, começar de novo, criticar novamente, até que se chegue a uma ideia concisa, bem estruturada, aliada a um plano de negócio bem desenhado e pensado para a viabilidade. E é exatamente nesta palavra, viabilidade, que está a diferença entre uma mera ideia e uma verdadeira inovação.

Profissionais especializados em gestão de projetos estão sendo cada vez mais importantes para a inovação, pois eles são capazes de estruturar as ideias de maneira que possam ser, de fato, analisadas, estudadas e criticadas. São eles os responsáveis pela quebra do processo nas diferentes fases e entregas. São eles que terão a capacidade para analisar custos e prazos, recursos necessários, cronogramas e, acima de tudo, terão condições de analisar a viabilidade da ideia, e se de fato esta pode se tornar uma inovação.

E é exatamente esta profissionalização que está criando a nova era de ouro da inovação, com diversos novos produtos e negócios surgindo diariamente, inovações de alta ou baixa tecnologia, outras focadas no terceiro setor e outras dedicadas à produção intelectual. Já vi diversos projetos fantásticos, seja de produtos para facilitar o dia-a-dia, seja para trazer a luz novos conceitos tecnológicos ou ainda para custear a produção de livros dos mais variados assuntos. Até mesmo shows de TV já foram custeados desta forma.

A grande diferença entre os projetos que deram certo e os demais estava não apenas na inovação, na ideia em si, mas no quão bem o projeto foi pensado, desenhado e executado. Diferente do que alguns críticos pensam, o formato de crowdfunding não apenas dá condições para que as ideias nasçam, mas quando aliado a uma gestão de projetos bem executada, garante que tais ideias se tornem inovações e ganhem vida, cheguem às mãos das pessoas, transformem o mundo.

E no final é isso que a maioria dos inovadores quer, não é? Deixar sua marca e mudar o mundo da sua própria maneira...



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