terça-feira, 24 de junho de 2014

O melhor estimulante do mundo: café




O café é uma bebida milenar proveniente da África e que se adaptou muito bem aos solos brasileiros. Tanto que hoje é um dos produtos de importação mais importantes do país. A bebida é admirada em todo o mundo e está sempre relacionada com o ambiente empresarial. Tanto por suas características estimulantes, quanto por integrar a sagrada “parada para o cafezinho”. O café hoje é mais do que uma simples bebida matinal, pois ela carrega consigo tradição, qualidade e saúde. O café se tornou uma bebida nobre, sendo possível prová-lo em sabores variados, servido quente ou frio e mesclado com outros diversos ingredientes. Mas o que há de tão especial em uma xícara deste alimento?

Capacidade estimulante

A característica mais conhecida do café é sua capacidade estimulante, devido a presença da cafeína em sua composição. Doses baixas ou moderadas desse composto, cerca de 50 a 300 mg, podem não só reduzir a sensação de sonolência e cansaço, mas também levar a uma importante melhora na concentração, estado de alerta e energia. A melhora cognitiva e psicomotora que o café promove é conhecida cientificamente e respaldada pela grande maioria dos centros de pesquisa mundiais. A título de curiosidade, 100 ml de café espresso contém cerca de 250 à 400mg de cafeína.

Alimento nutritivo

Além de saboroso e estimulante, o café é também um alimento nutritivo. Uma xícara é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres. Isso auxilia na diminuição dos efeitos colaterais da poluição, consumo de álcool, cigarro e do estresse. Contém também doses satisfatórias de vitaminas do complexo B, que são as responsáveis pela saúde mental e metabolismo humano. Além disso, o café é uma boa fonte de minerais como o potássio e o cálcio.

Melhora das cefaleias

O consumo de café está sendo associado a efeitos vasodilatadores em todo o organismo humano. Especialmente para quem tem cefaleias fortes e frequentes a ingestão moderada dessa bebida vem sendo recomendada, visto que um dos locais que sofre a ação vasodilatadora da cafeína é o cérebro. A diminuição da pressão sanguínea nos vasos cerebrais ajuda a aliviar o desconforto em alguns pacientes que consomem café na sua dieta.

Controle de peso

Outro efeito positivo da ingestão de café que está sendo amplamente estudado é a sua capacidade de auxiliar no controle de peso. A cafeína apresenta ações termogênicas que, teoricamente, aumentam de maneira importante o metabolismo corporal e o gasto energético total. Sabe-se que realmente há alteração no metabolismo após o consumo de doses moderadas de café, porém o seu efeito no gasto energético, e consequente diminuição do peso, ainda não podem ser confirmadas.

Diurético

Alguns grupos de estudo científicos associam o café ao aumento da produção de urina e volume da diurese. Essa característica pode ser positiva por contribuir com o bom funcionamento renal e com a eliminação mais eficiente de eletrólitos como o sódio, regulando seus níveis.

Apesar de várias características positivas o café, se não consumido com moderação, pode levar a sintomas desagradáveis e indesejados.

Cuidado com a dependência

A cafeína, apesar de não ser considerada um composto viciante, pode levar o indivíduo a uma leve dependência ao seu consumo. Essa situação é bastante comum nos consumidores pesados de café ou outras bebidas com concentração alta deste composto. Nestes casos, quando há interrupção do consumo da cafeína, o indivíduo pode apresentar dores de cabeça, sensação de fraqueza, irritabilidade e sonolência. Esses são sintomas muito similares a abstinência de produtos como o álcool e algumas drogas. Para evitar esse quadro é importante ressaltar que o café, ou qualquer outra bebida com alto teor de cafeína, deve ser consumido sempre com moderação.

Cuidado com azia

O café pode causar desconfortos gastrointestinais, se consumido com frequência e em quantidades maiores. Esse quadro não é comum a todos os consumidores da bebida, porém há relatos de azia, gastrite, cólicas e outros desconfortos gastrointestinais após o consumo de café.

Como exemplificado no texto, o café é uma bebida natural, saudável, atraente e saborosa. Os cuidados com o consumo pesado da bebida são os mesmos para qualquer alimento: a moderação é a chave do sucesso, para extrair o melhor das características positivas do café sem sofrer com seus efeitos colaterais.



Um comentário:

Obrigado pelo participação!