domingo, 29 de junho de 2014

Chile: o paraíso dos empreendedores brasileiros

Brasil é o 5º no ranking de países com mais empresas aprovadas no programa Start-Up Chile




O programa chileno de incentivo a empreendedores de alto impacto, o Start-up Chile, divulgou em maio um balanço geral de suas ações desde que foi lançado, em 2010. Até sua edição 10, realizada no ano passado, a iniciativa já apoiou 810 projetos, nos quais estiveram (ou ainda estão) envolvidos 1.767 empreendedores de um total de 69 países. E o Brasil está entre os que mais conseguiram aprovação. O país é o quinto no ranking do programa e responde por 4% do total de países selecionados.

Não é exagero dizer que o Chile é o paraíso dos empreendedores brasileiros. Somente o Start-Up Chile já abrigou e ajudou a desenvolver dezenas de negócios de alto impacto nascidas no território brasileiro, mas que migraram para o país vizinho por encontrarem lá mais apoio. A equipe da startup brasileira Dodo Biotech Crowndfunding, que pretende ajudar a financiar pesquisas em biotecnologia, por exemplo, comemora a aprovação em mais dois programas de aceleração chilenos.

Durante a última semana, duas aceleradoras divulgaram seus resultados e o Dodo foi selecionado para o programa da Universidade Austral do Chile, Austral Incuba – onde receberá um aporte equivalente a $80 mil dólares americanos. Além disso, o projeto foi aprovado para a segunda fase da aceleradora Imagine Business Lab, da Microsoft. Este é o terceiro programa de aceleração chileno para o qual o Dodo, que é conduzido por empreendedores da Paraíba, é selecionado desde a sua fundação, há 6 meses.

Vinícius Coutinho, CEO do Dodo Funding, acredita que o Chile é um ótimo ambiente empreendedor por sua política fiscal e a facilidade para a criação de empresas, inclusive por estrangeiros. “Sem dúvida foi um passo importante para a Beagle - nossa primeira empresa a participar do Startup Chile – e agora para o Dodo Funding. Em cada uma das participações, recebemos cerca de 40 mil dólares americanos para desenvolver o produto, o que é só o começo, mas que coloca qualquer startup em outro patamar”, comenta Vinícius, que já participou de duas edições no Startup Chile.

“Realmente estamos muito satisfeitos com os resultados, é o reconhecimento daquilo que acreditamos. O Dodo Funding é um produto importante e que pode realmente transformar a vida das pessoas”, concluiu Vinícius.

Desde 2010, o Startup-Chile tem apoiado majoritariamente projetos nas áreas de TI e desenvolvimento de softwares, segmento majoritário também entre as empresas brasileiras que participam do programa.

O primeiro lugar do ranking de países com mais empresas aprovadas pelo programa é dos EUA, seguido pelo Chile, a Argentina e a Índia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!