sábado, 31 de maio de 2014

Por que precisamos dormir bem?

Veja 10 dicas com embasamento científico que vão ajudar você a melhorar seu sono




Os executivos da indústria tecnológica estão acostumados a dormir pouco e são considerados grandes fãs da insônia. Segundo o Business Insider, Maryssa Mayer, hoje CEO do Yahoo!, admitiu que trabalhava 130 horas por semana quando estava no Google, ou seja, em sete dias, ela tinha apenas 38 horas para realizar todas as atividades que não envolviam assuntos corporativos. O co-fundador do Twitter e do Square, Jack Dorsey, em 2009, chegou a trabalhar de 16 a 20 horas por dia, dividindo-se entre as duas organizações: "eu não durmo muito, mas é o suficiente", disse na época.

Para acolher os colaboradores viciados em trabalho, muitas companhias de tecnologia estão adotando "salas de cochilo". Mas a privação de sono não é um problema exclusivo desse grupo. No ano passado, um levantamento realizado pela Gallup - empresa de pesquisa de opinião - revelou que os americanos dormem em média 6,8 horas por noite. Nas horas extras que passam acordados, eles trabalham em casa através dos smartphones e tablets.

Algumas pessoas não precisam dormir 8 horas diárias. No entanto, de acordo com o médico Bob Albers, do Centro de Medicina do Sono do Novo México, as pessoas precisam de mais sono do que pensam. E a privação de sono tem consequências. Desobedecer o relógio biológico e dormir menos do que o necessário pode causar irritabilidade, dores de cabeça, incapacidade de aprender, ganho de peso, diminuição da visão, doenças cardíacas, entre outros males.

"O sono é fundamental para a restauração do cérebro, mas muitos promovem mitos de que necessitam de pouco sono. Sono inadequado é raramente mencionado quando escrevem sobre o estresse do trabalho", afirma Alberts.

Para ele, a privação de sono pode ainda ser uma das causas da síndrome do impostor, caracterizada pela incapacidade de algumas pessoas de reconhecerem suas próprias competências. Aqueles que sofrem desse fenômeno acreditam que todos os colegas de trabalho são mais inteligentes e habilidosos e são acometidos pelo medo se serem descobertos como uma fraude.

"O sono inadequado prejudica as memórias emocionais positivas e mantém a maior parte das memórias emocionais negativas (podemos nos ver como impostores)", afirma o médico. 

Como melhorar a qualidade do seu sono?  

Com a ajuda do livro "Night School", selecionamos 10 dicas com embasamento científico que vão colaborar com seu sono:

1. Ouvir música relaxante.

2. Banir computadores, smartphones ou tablets nas duas horas antes de ir para a cama. A luz azul estimula o cérebro e impede você de se sentir sonolento.

3. Fazer uma lista com as coisas que você tem que fazer no dia seguinte ou que estão aparecendo em sua mente. Isso ajuda a não ficar pensando sobre o amanhã depois deitar na cama.

4. Posicionar a cama em frente à porta. E quanto mais longe da porta, melhor para que você se sinta relaxado e seguro.

5. Comer uma banana antes de ir para a cama. Por ser rica em hidratos de carbono, essa fruta ajuda a relaxar a mente e o corpo.

6. Psicologia reversa. Tentar ficar acordado avidamente, mantendo os olhos abertos e se concentrando para não cair no sono faz você sentir cansaço.

7. Usar meias. Se você tem má circulação, seus pés ficarão com frio e isso causará insônia.

8. Evitar bebidas. Uma pequena quantidade de álcool pode até fazer você dormir mais rápido, porém, também reflete em um sono perturbado e interrompe os sonhos.

9. Se após deitar você ficar acordado por mais de 20 minutos, levante e faça algo não estimulante por alguns minutos.

10. Divida seu sono em blocos de 1h30. Quando dormimos, iniciamos um ciclo que se divide em blocos de 90 minutos: sono leve, sono pesado, sonho e novamente sono leve. Calcular a hora de ir para a cama e a de acordar vai ajudar você a levantar revigorado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!