domingo, 11 de maio de 2014

Como encontrar os mentores certos para sua startup




Administrar uma startup não é tarefa fácil para ninguém. O dia a dia, a falta de recursos e as incertezas podem fazer você se perguntar: “E agora?” No entanto, por que não usar nessa missão a ajuda de quem já passou por experiências parecidas com a sua e foi bem sucedido? É para isso que serve o mentor, alguém que irá auxiliá-lo na difícil – mas extremamente gratificante – caminhada para desenvolver a sua startup.

Defina anteriormente o que necessita

Você precisa definir o que busca em um mentor antes de procurar por um. Ter alguém que você admira mas que não terá muita utilidade no seu negócio é contraproducente e pode ser frustrante para ambas as partes. O ideal é que o mentor seja um especialista nas áreas em que você têm mais dificuldade e, por isso, precisa de ajuda. Quanto mais específico você for neste momento de definir os objetivos, melhor.

Existem mentores que são mais fortes em áreas mais técnicas, enquanto outros têm conhecimentos profundos na parte administrativa. É fundamental que você, além de saber o que precisa, conheça também a especialidade do profissional que está buscando. Pesquise sobre seu trabalho, entrevistas que tenha dado, onde atuou como profissional e, se possível, converse com quem já trabalhou com ele antes de abordá-lo.

Conheça sua área

Independentemente de estar buscando um mentor, você deve conhecer sua área de atuação como a palma da sua mão. Quem são seus concorrentes, como cresceram, os principais profissionais do setor, investidores que mais aplicam, público-alvo de cada uma das empresas que atuam no segmento, novas tendências. É conhecendo muito bem seu ramo que você encontrará os melhores mentores para sua startup.

Leia publicações especializadas, participe de grupos de discussão online e, principalmente, participe de eventos da sua área de atuação. Poucos lugares são tão eficientes para se fazer networking quanto palestras, workshops e cursos. Além de você poder conhecer mais de perto um potencial mentor, saber como pensa e como se relaciona com as pessoas, é uma ótima oportunidade para abordar alguém que você admira e gostaria de ter ao seu lado na startup.

É interessante – mas não imprescindível – que ele tenha uma experiência com startups. Talvez o ambiente instável de uma startup seja frustrante para um mentor que sempre trabalhou em empresas de grande porte. Isto é especialmente importante se você busca um mentor para lhe dar conselhos na área administrativa.

Tome iniciativa

Uma vez encontrado o mentor que deseja para sua startup, é preciso correr atrás. Você precisa tomar a iniciativa de contatá-lo e deve fazê-lo da melhor maneira possível. Enviar uma proposta informal e vazia por e-mail, por exemplo, definitivamente não é uma forma eficiente de se conseguir um bom mentor. É um convite para ser ignorado.


O ideal é encontrá-lo pessoalmente e explicar exatamente o que precisa e espera dele. Mostre dados e projeções, aponte onde deseja chegar e em que situação sua startup está no momento. Outra questão importante neste contato inicial é saber exatamente qual é a disponibilidade do seu mentor em atendê-lo, além dos assuntos que serão discutidos e definir se o foco será nos aspectos técnicos ou administrativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!