sexta-feira, 30 de maio de 2014

Líderes revelam segredos do sucesso!




Você sabe o que diferencia os líderes bem-sucedidos das pessoas que apenas têm uma posição de liderança? Há muito tempo sabemos que ser líder nada tem a ver com o cargo ocupado dentro de uma empresa. E que liderar está mais relacionado aos comportamentos e pensamentos de uma pessoa do que com a sua ordem na hierarquia organizacional.

Durante o Fórum Momento Mulher, que se realizou em maio de 2014, idealizado por Ana Paula Padrão e Tatianna Oliva, inúmeros temas que envolvem o universo feminino foram abordados. Dentre eles, o papel da mulher nas corporações, assunto este que foi discutido sob a ótica do "ser líder" e dos hábitos dos grandes líderes. O objetivo era traçar um perfil corporativo dessas lideranças.

Para a surpresa do público convidado, os empresários de sucesso presentes ali eram de segmentos muito distintos. No entanto, a essência de cada um deles confluia com o pensamento de todos os que debatiam o assunto, ou seja, “liderança se faz com atitudes, pensamento em longo prazo, colaboração e, acima de tudo, com exemplos”.

Cyro Diehl, presidente da Oracle, por exemplo, citou que “não adianta acreditar que liderança só se faz no momento presente, mas, sim, principalmente no impacto que causa em longo prazo”. Outro ponto de destaque é saber identificar o que é importante e o que é essencial em sua vida. Foi o que Donna Hrinak, presidente da Boeing do Brasil, afirmou serem as ‘bolas de cristal’ e as ‘bolas de goma’, fazendo uma analogia aos valores intrínsecos que uma pessoa leva dentro de si.

Para ela, as bolas de cristal devem ser cuidadas com muito carinho, pois são coisas que não se consegue recuperar com o tempo. Entre elas, o crescimento dos filhos ou os momentos que se passa ao lado das pessoas que se ama. Já as bolas de goma são aquelas que se pode recuperar em um segundo momento, como bens materiais por exemplo.

Fatores como bom humor, valorização das pessoas que convivem com você – no trabalho ou na vida pessoal -, compartilhar informações e assumir a responsabilidade pelos resultados de sua equipe. Todos esses são mais alguns dos hábitos de ouro incorporados por líderes para obter sucesso em suas carreiras.

O que se pode perceber foi que um líder, independente de qual área atue, não busca somente a excelência profissional, muito menos liderar equipes. Mas procuram, acima de tudo, serem líderes da própria vida.

Quer descobrir mais segredos que ajudam um líder a se tornar um profissional de muito sucesso?

Matéria de Gisele Meter, Momento do Administrador, 30 de maio 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!