quarta-feira, 14 de maio de 2014

5 passos para inserir a sua mãe no mundo digital sem estresse

O desejo de ganhar roupas, acessórios ou itens concorre com o desejo de ganhar um tablet ou computador




Para as novas gerações é fácil entrar no mundo digital, afinal, já nasceram com um computador na mão. Já para as mães, que querem estar conectadas para acompanhar essa nova realidade (e também acompanhar seus filhos), é um pouco mais complicado, apesar de uma pesquisa feito pelo IBOPE que mostra que mais da metade das mães brasileiras já estão acessando a internet e as redes sociais diariamente.

Porém, a demanda pelo uso da tecnologia também já atingiu as pessoas com mais de 50 anos. Em janeiro de 2013 a terceira idade representava 1,95% do total de 94 milhões de brasileiros internautas, o que revela um aumento de 8,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Esse cenário mostra que as gerações anteriores estão cada vez mais se integrando ao comportamento dos mais jovens. O desejo de ganhar roupas, acessórios ou itens para a casa no Dia das Mães agora concorre com o desejo de ganhar um tablet, smartphone ou um computador só para elas.

“Você não pode deixar sua mãe de fora desse mundo totalmente conectado, no qual as notícias são atualizadas a cada segundo e também não pode privá-la do prazer de ter a família inteira ao seu alcance com um simples toque na tela.” afirma Wanda Linguevis, gerente de produtos da Intel América Latina.

Então, seguindo esses cinco passos, é possível inserir sua mãe no mundo tecnológico sem causar estresse. Nem para você, nem para ela:

1 - Descubra a máquina certa para as necessidades dela

Para escolher o equipamento, é necessário saber o que sua mãe gosta de fazer. Ela gosta de ver filmes e novelas? Quer acessar as redes sociais? Usar recursos de vídeo para falar com parentes e amigos distantes? Talvez ela goste de jogar cartas e possa se divertir com jogos online?

Existem produtos certos pra diversos casos, então leve isso em consideração na hora de comprar. Faça uma boa busca e consulte os sites especializados para achar a máquina ideal.

2 - Coloque as novas tecnologias ao seu favor

Equipamentos touch-screens estão presente em todos os lugares e podem ajudar a quem ainda está se acostumando com a tecnologia. De tablets a computadores 2 em 1, eles são mais fáceis de usar e mais institivos.

3 - Personalize a máquina

Uma boa maneira de facilitar a vida da sua mãe é personalizar o equipamento que será usado. Coloque os favoritos que ela mais precise usar no navegador, baixe jogos que a sua mãe possa gostar, crie ícones para os principais programas e links das páginas de internet que ela vai acessar mais. Crie também um e-mail para ela e transforme em um ícone fixo pra facilitar a vida dela. Passe fotos para o computador e bote como tela de fundo.

Certifique-se também de que a máquina está equipada com antivíru, e que o navegador de Internet esteja com os filtros de segurança e anti-popup ativados.

4 - Seja um professor

Vá com calma na hora de apresentar o novo dispositivo e as suas funcionalidades para sua mãe. Ela precisa se familiarizar com a tecnologia, para poder entender assuntos mais complicados. Cuidado para não estressar a relação, pois isso pode fazer com que ela rejeite o novo dispositivo.

Seja paciente com as dúvidas e dificuldades. Não se irrite se tiver que explicar a mesma coisa mais de uma vez. E também vale a pena dar dicas para que ela possa se proteger melhor: não enviar as senhas por e-mail para ninguém, não abrir arquivos anexos de fonte desconhecidas, cuidados redobrados ao acessar netbanking ou compras online.

5 - Não entre em pânico

Caso você tenha seguido todos os passos, sua mãe vai adorar conhecer esse mudo novo. Porém, isso também pode significar que ela vai ligar para você de madrugada para tirar uma dúvida, mandar diversos e-mails dizendo que te ama e colocar suas fotos de quando era criança no Facebook.

"Ela não está lá para fazer você sentir vergonha, mas para socializar e se divertiro, como todo mundo", diz Linguevis. Dê dicas e ajude-a a ter um convívio agradável também no mundo virtual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!