quarta-feira, 14 de maio de 2014

Falta de exercício físico tem prejudicado mulheres acima dos 30 mais que cigarro

Os pesquisadores calcularam que pelo menos 2 mil vidas poderiam ser salvas por ano na Austrália se todas as mulheres com idade entre 30 e 90 caminhassem, diariamente, meia hora




Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram que a falta de exercícios físicos atualmente está prejudicando mulheres cuja idade ultrapassa os 30 anos mais do que o ato de fumar, o que aumenta as chances de doenças cardíacas.

Depois dos 30 anos, as mulheres começam a constituir famílias depois dos trinta anos e por isso costumam abandonar o cigarro, contudo, a atenção direcionada à família influencia diretamente a prática de exercícios físicos.

A pesquisa foi publicada no Journal of Sports Medicine (jornal da medicina desportista, em tradução literal). De acordo com a professora responsável pelo estudo Wendy Brown, o nível de atividade física piora após a gravidez.

"Fumar é grave, mas só é grave se você continuar. Na Austrália, as mulheres tendem a deixar de fumar e a porcentagem cai depois dos 30 anos, quando elas ficam grávidas e é aí quando as atividades físicas ficam piores", informa a pesquisadora ao Telegraph.

Na faixa etária dos 20, foi verificado que uma fumante a cada 4 mulheres, enquanto na média dos 70 anos, apenas uma em cada 20 não havia largado o vício. Os pesquisadores calcularam que pelo menos 2 mil vidas poderiam ser salvas por ano na Austrália se todas as mulheres com idade entre 30 e 90 caminhassem diariamente meia hora sem interrupção.

Para Brown, os programas nacionais de promoção e manutenção da atividade física na vida adulta (principalmente no início desta), deve ser visto como um prioridade na saúde pública.

Thembi Nkala, enfermeira cardíaca sênior da Fundação Britânica do Coração, disse: "Já sabemos que a inatividade física é um importante fator de risco de doenças cardíacas. Curiosamente, este estudo mostra a sua influência dominante sobre as doenças cardíacas entre as mulheres e sugere uma maior necessidade de promover a atividade física regular entre este grupo".

É importante frisar que doenças do coração estão associadas a outros fatores como obesidade, tabagismo, pressão alta e colesterol alto, sendo necessário tomar cuidados com todos os itens citados fatores para evitar problemas cardíacos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!