sábado, 24 de maio de 2014

6 atitudes que podem abalar a sua imagem profissional!




Todos sabemos que precisamos estar em constante desenvolvimento no que se refere ao crescimento profissional. Aperfeiçoar habilidades, aumentar o repertório de comportamentos, aprender coisas novas e aplicar todo este conhecimento se quisermos evoluir na carreira são fundamentais para isso. E para atingir o resultado que se espera é preciso ter foco e, acima de tudo, percepção da forma como atuamos, além, claro, de autoconhecimento.

Percebo ainda que, atualmente, há uma preocupação excessiva em adquirir novas habilidades. No entanto, muitas pessoas acabam deixando de observar toda a bagagem que já foi conquistada. Resumindo? Elas querem simplesmente aprender coisas novas, mas não olham de maneira mais atenta para aquilo que já têm e que podem trabalhar a favor de si mesma.

O fato é que de nada adianta sobrecarregar a cabeça tentando conquistar novas posturas se os comportamentos antigos ainda não foram percebidos e trabalhados. O que quero dizer é que você deve ter em mente que refletir sobre a forma como se comporta enquanto profissional é fundamental. Isso porque, se não souber exatamente como age, em especial nos casos de maior pressão psicológica, muito provavelmente todos os conhecimentos que você tentar adquirir poderão ser inutilizados.

Isto ocorre porque todos temos um papel social e profissional! Além disso, somos vistos por outras pessoas como sendo de determinado jeito. E é por isso que dizemos que esse profissional é estrategista, o outro é impulsivo ou determinado etc. São os comportamentos do dia a dia que levam os colegas e superiores a construírem nossa “personalidade profissional” baseando-se em nossas atitudes.

Muitas vezes, simples comportamentos podem passar despercebidos aos nossos olhos, mas acabam sendo notados pelas pessoas em nossa volta. Por isso é preciso ficar tão atento a isso e não se pode deixar que os outros moldem aquilo que somos. É preciso 'tomar as rédeas' da imagem profissional que queremos passar. Nem sempre é fácil, pois somos seres emocionais e não é toda hora que podemos escolher a emoção que sentiremos em determinada situação. Apesar disso, podemos fazer uma escolha e deixar que esta emoção afete ou não as nossas vidas.

Então, fique mais atenta em como se comporta diante de determinas situações, principalmente aquelas que geram maior tensão tais como uma reunião, negociações complicadas, desentendimento com colegas de trabalho, pedido de aumento e até mesmo uma demissão. São nessas horas que o comportamento é provado e pode definitivamente mudar o pensamento das pessoas a respeito de sua postura profissional.

*Gisele Meter (www.giselemeter.com.br) é psicóloga, diretora executiva de Recursos Humanos e palestrante. Atua com gestão estratégica de pessoas, adora escrever sobre o universo feminino nas organizações e acredita que uma mulher pode ser tudo o que quiser desde que acredite em sua força interior.

Reportagem de Gisele Meter, Momento do Administrador, 24 de maio 2014.




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