sábado, 14 de dezembro de 2013

“Responsável” é a palavra mais utilizada por profissionais no LinkedIn

Conheça os outros nove termos mais freqüentes nos perfis dos brasileiros; saiba como se diferenciar entre os demais profissionais




A rede social para profissionais e empresas LinkedIn, que já possui mais de 259 milhões de usuários, divulgou nesta quarta-feira (11) a lista com as palavras e expressões mais constantes nos perfis de seus usuários.

“Responsável” é a palavra que lidera a lista, tanto no Brasil como no resto do planeta. Conheça os outros nove termos mais frequentes nas páginas dos brasileiros:

1. Responsável
2. Estratégico
3. Multinacional
4. Dinâmico
5. Organizacional
6. Especialista
7. Criativo
8. Eficaz
9. Inovador
10. Competitivo

Este é o quarto ano consecutivo em que o LinkedIn divulga quais são as palavras-chaves mais utilizadas para descrever os profissionais da rede. O termo mais usado em 2011 foi “multinacional” e em 2012 foi “experimental”.

Segundo a especialista em carreira do LinkedIn, Nicole Williams, construir uma marca profissional é um passo importante para ter sucesso no trabalho, mas é preciso se diferenciar das outras pessoas que estão competindo pela mesma oportunidade.

“Diferencie-se pela descrição exclusiva do que você tem realizado em sua carreira e traga exemplos concretos do seu trabalho por meio de fotos, vídeos e apresentações em seu perfil que demonstre o seu melhor resultado. Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou estratégico é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras”, diz Nicole Williams.

Saiba como você pode se apresentar responsável e estratégico na rede:

Considere o oposto

Você se descreveria como irresponsável ou impaciente? Um dos jeitos mais rápidos de decidir se deve ou não optar por uma palavra para definir sua marca profissional é considerar o antônimo. No caso de “eficaz”, o oposto é “ineficaz”, o que torna “eficaz” um dos descritores que é dado. Todo o seu perfil pode mostrar que você é responsável e eficaz sem ter que incluir chavões.

Vincule a um resultado

Conecte suas habilidades a um resultado específico que demonstre sua competência. Sempre que possível, especialmente para palavras como “inovador”, “estratégico” e “criativo”, publique um exemplo de seu trabalho no perfil, como uma foto, vídeo ou apresentação, para dar aos outros uma visão do seu talento.

Permita que os outros confirmem por você

Uma maneira de verificar as habilidades listadas é buscar recomendações, escritas ou por clique, de fontes respeitáveis. Quando você estiver em busca de recomendações, peça para a sua conexão falar especificamente sobre a competência que você quer enfatizar e, idealmente, para conectá-la a um resultado que este colega de trabalho já tenha testemunhado.

Use linguagem ativa

Melhor do que dizer que você é responsável por algo, é demonstrar como essa responsabilidade entregou resultados. Seus colegas, potenciais clientes e futuros empregadores presumem que você foi responsável por diferentes programas, mas como eles foram traduzidos em resultados? Por exemplo, você pode substituir “responsável por mídia social” por “a meta de crescimento de dez vezes na audiência da mídia social para a marca foi alcançada sob minha supervisão” e forneça material visual para mais demonstrações.

Use o vocabulário da sua indústria

Adapte sua marca profissional no LinkedIn e selecione as palavras certas para oportunidades específicas, se espelhando na linguagem das empresas desejadas. Pesquisando as empresas que pretende trabalhar, você pode encontrar o tom certo que quer incorporar em seu perfil. Se você não tem certeza sobre quais palavras escolher para descrever sua experiência profissional ou precisa alterar um de seus chavões, consulte a página da empresa desejada e selecione algumas palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!