sábado, 21 de dezembro de 2013

Espaço do Administrador - Vale a pena comprar um carro novo neste fim de ano?

Elevação do IPI em janeiro e obrigatoriedade de airbag e ABS em carros zero quilômetro a partir de 2014 se somam à sazonalidade para baratear veículos agora.


São Paulo – Com o iminente aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em janeiro do ano que vem, muita gente pode estar pensando em comprar um carro novo neste final de ano. Segundo especialistas, pode até ser uma boa, desde que seja possível obter um bom desconto. Mas a estratégia requer alguns cuidados.

Dezembro já é um mês em que as montadoras costumam conceder descontos para os modelos fabricados naquele ano, ainda que sejam modelos zero quilômetro do ano que vem. A ideia é liquidar os estoques para dar espaço aos modelos fabricados no ano seguinte.

Ou seja, neste ano, um modelo 2014 fabricado em 2013 (os chamados modelos 13/14) deverá ganhar um desconto frente ao mesmo modelo 2014 já fabricado no ano que vem (os modelos 14/14).

Isso acontece porque um carro 13/14 tende a desvalorizar mais, na hora da revenda, que um carro 14/14 do mesmo modelo, por exemplo.

O último mês do ano também é uma época de descontos em modelos que vão sofrer modificações no ano seguinte, como um “facelift” – uma mudança no visual e nos equipamentos de fábrica e opcionais, o que pode ser mais ou menos radical – ou mesmo sair de linha.

Assim, essa época costuma ser boa para comprar carros zero quilômetro menos atualizados com desconto, desde que a promoção seja boa o suficiente para superar a possível desvalorização daquele veículo.
Mas segundo Paulo Garbossa, professor de Gestão Automotiva da Fundação Educacional Inaciana (FEI), normalmente não é preciso correr para fechar a compra ainda em dezembro.

“Há uma série de descontos que começam em dezembro e com quase certeza continuam em janeiro. As vendas de novembro, neste ano, foram inferiores ao esperado. As montadoras fazem promoções para desovar os estoques e atingir as metas de vendas”, diz o professor, que acrescenta que as promoções costumam ir aproximadamente até 20 de janeiro.

Desconto precisa superar depreciação

Para valer a pena, o desconto no preço de um veículo mais desatualizado deve superar a sua possível depreciação após um ano de uso, que é quando os carros costumam perder mais valor para uma revenda.

A depreciação de um veículo depende muito do modelo. Modelos mais populares e de fácil revenda costumam desvalorizar cerca de 10% ao longo de um ano, enquanto que modelos mais caros ou beberrões, como SUVs, podem depreciar cerca de 20% no período.

Para um modelo 2014, mas fabricado em 2013, por exemplo, um desconto de 10% no preço já pode ser bem interessante.


“Um percentual de 15% a 20% para um sedã ou um hatch é um bom desconto, pois dificilmente esse tipo de carro deprecia tanto assim. Um desconto de apenas 5% dificilmente vai ser vantajoso para qualquer modelo”, diz Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics.



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