quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Espaço do Administrador - Importância da Administração




A administração constitui um processo de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independente da sua ordem de grandeza.

Como podemos, observar, as organizações são vitais para a sociedade moderna, ressaltando a importância da administração para o funcionamento e desenvolvimento. A historia das transformações sociais, políticas e econômicas de varias culturas e as necessidades do homem precisam ser satisfeitas por meio de esforços organizados culminam na administração. A Administração faz com que as organizações caminhem em direção a seus objetivos  e metas. Uma boa administração é resultado da atuação dos gerentes  e de suas habilidades  administrativas, ao se defrontar  com novas situações que surgem no decorrer do tempo, devendo se reavaliar a necessidade de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações.

Ao longo do tempo as teorias  e diferentes abordagens são apresentadas para a administração das organizações, refletindo cada qual os fenômenos históricos, sociais, culturais, tecnológicos e econômicos de sua época, mas de certa forma é prematuro afirmar que uma ou outra teoria esta ultrapassada nos dias atuais.


A Administração não é uma ciência exata, pois as organizações são dinâmicas, mas é a arte de obter  os objetivos por meio da utilização dos recursos, ela é um fenômeno universal do mundo moderno, tornando se importante na condução da sociedade. A dinâmica do sucesso organizacional é atingida a partir  da ação e da reflexão, imaginando, criando, inovando, adaptando se, persistindo diante dos erros e recomeçando um novo ciclo, e o administrador é alguém que articula essa dinâmica e, desta maneira gera a energia necessária para toda a organização. Para isso, ele deve se deslocar para tarefas mais importantes usar como, a criatividade e tomar decisões sem se preocupar com tarefas repetitivas, simplificando a forma de administrar.


Carina Silva,  Momento do Administrador, 26 de dezembro 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!