sábado, 28 de dezembro de 2013

Espaço do Administrador - Formação de um Administrador




Assim como a química explica a matéria e as suas reações através dos elementos, a formação acadêmica em Administração pode ser mais bem compreendida a partir das disciplinas que fazem parte deste curso, entendendo os seus conceitos, objetivos e importância, evidenciando a partir disso que papel esse profissional é capaz de desempenhar.

A graduação apresenta ao estudante uma gama de disciplinas bastante ampla, fazendo da Administração uma das formações mais genéricas, e por isso mesmo, considerada por alguns como uma ciência interdisciplinar.

Infelizmente o curso ainda passa por alguns problemas de identidade, tanto no paradigma dos graduados, como principalmente nos estudantes, que muitas vezes têm apenas uma vaga idéia sobre a formação, o perfil do profissional e o que a sociedade vai esperar dele depois de formado.

É comum ver jovens fazendo a escolha do curso pelos motivos errados, menos por vocação, aptidão e sonho, e mais pela facilidade de acesso aos vários cursos pelo país, do baixo custo das mensalidades, e de um caminho mais curto e suave para a formatura em comparação a outras formações como engenharia e medicina.

O problema é que depois da graduação, são comuns os casos de profissionais com dificuldades de acesso aos cargos de primeiro escalão das empresas, sendo preteridos nas seleções por candidatos de outras formações que não tem o estudo de matérias ligadas aos temas gestão e negócios, restando-lhes então as vagas em subempregos, que exigem baixo nível de formação acadêmica e de complexidade intelectual, e remuneração ao piso salarial nacional, num patamar onde não deveriam estar diante da sua formação. Mas e o que então poderia explicar essa situação?

Muitos graduandos em Administração têm rotinas profissionais em tempo integral, o que compromete o aprendizado acadêmico, já que o tempo reservado ao estudo fica muito limitado, e logo começam as barganhas com professores para a redução de nível de cobrança nas avaliações, de menores cargas de leitura e de trabalhos extraclasse. Os estudantes vão pelos caminhos da mediocridade, passando pelas matérias sem o conhecimento adequado dos seus fundamentos, dos principais autores e suas obras clássicas, apresentando trabalhos mal feitos, ou cópias “Ctrl + C”, “Ctrl V”, sem participar de estágios qualificados, entre outras conveniências que prejudicarão muito a formação.


Administrar entre outras coisas, é tomar decisões, e para fazê-lo com excelência é preciso uma rica base de conceitos, de conhecimentos quantitativos e qualitativos, de visão sistêmica, usando inteligência lógica e o emocional, 100% das pessoas concordarão com a necessidade de um preparo longo, metódico e específico para o piloto da situação anterior, já se for perguntado o que é necessário para abrir um negócio, provavelmente terá no topo das respostas: muita confiança, vibração, energia, otimismo, que seja um sonho de infância, e tantas outras coisas abstratas que na verdade não garantem absolutamente nada para o sucesso da empreitada.


Carina Silva,  Momento do Administrador, 28 de dezembro 2013.





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