quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Em nível de diretoria, os Bancos são os que melhor pagam os profissionais de marketing

Estudo de Remuneração da Michael Page aponta as áreas que melhor remuneram os profissionais do setor




Durante décadas o Brasil foi um mercado de produtos. Agora, consolidando a sua transformação em um mercado de marca, o papel dos profissionais de marketing cresce em importância e as funções da área são valorizadas. É o que aponta o Estudo de Remuneração 2013 / 14 da Michael Page, levantamento que tem como base 75 mil profissionais de 41cargos, em seis regiões do país, dos setores de Serviços, Farmacêutico, TI e Telecom, Química e Agronegócios, Agências de Publicidade, Bancos, Construção Civil e Bens de Consumo.

“O principal indicador do estudo é que as primeiras linhas de profissionais são reconhecidas e bem pagas. Geralmente, as verbas de marketing são as primeiras a serem cortadas em momentos delicados, mas mesmo assim os profissionais são valorizados. O ano de 2013 foi o ano de trabalhar a marca e 2014 será um exercício para consolidar esta posição no ponto de venda e tentar aproveitar todas as oportunidades que os grandes eventos trarão”, diz, João Nunes, diretor da divisão de marketing da Michael Page.

O levantamento apontou que, em São Paulo, nas empresas de grande porte, a remuneração de um diretor de comunicação ou marketing do setor varia de R$ 30 mil a R$ 50 mil, valores maiores do que a edição passada do estudo (R$ 25 a R$ 35 mil). Os gerentes de comunicação ou marketing de bancos de grande porte, por sua vez, recebem entre R$ 15 e R$ 25 mil, número que também supera o levantamento do ano passado (R$ 15 a R$ 20 mil). Já os gerentes de CRM e os gerentes de inteligência de mercado mantiveram os rendimentos estáveis na casa de R$ 12 e R$ 20 mil e R$ 15 e R$ 20 mil respectivamente.

A área de TI e Telecom aparece em segundo lugar. Os diretores de comunicação e marketing das empresas de grande porte tem remuneração entre R$ 28 e R$ 48 mil, na edição passada esse valor variou entre R$ 28 e R$ 40 mil. Na sequência aparecem os profissionais de marketing de Bens de Consumo. Os diretores de marketing desta área faturam entre R$ 35 e R$ 45 mil, patamar que não apresentou grande variação. “ A atividade no setor é mais operacional. Vimos a consolidação do digital no mix de marketing e mais investimentos em consumer insight”, diz Nunes.



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