Estudo de Remuneração da Michael Page aponta as áreas que
melhor remuneram os profissionais do setor
Durante décadas o Brasil foi um mercado de produtos. Agora,
consolidando a sua transformação em um mercado de marca, o papel dos
profissionais de marketing cresce em importância e as funções da área são
valorizadas. É o que aponta o Estudo de Remuneração 2013 / 14 da Michael Page,
levantamento que tem como base 75 mil profissionais de 41cargos, em seis
regiões do país, dos setores de Serviços, Farmacêutico, TI e Telecom, Química e
Agronegócios, Agências de Publicidade, Bancos, Construção Civil e Bens de
Consumo.
“O principal indicador do estudo é que as primeiras linhas
de profissionais são reconhecidas e bem pagas. Geralmente, as verbas de marketing
são as primeiras a serem cortadas em momentos delicados, mas mesmo assim os
profissionais são valorizados. O ano de 2013 foi o ano de trabalhar a marca e
2014 será um exercício para consolidar esta posição no ponto de venda e tentar
aproveitar todas as oportunidades que os grandes eventos trarão”, diz, João
Nunes, diretor da divisão de marketing da Michael Page.
O levantamento apontou que, em São Paulo, nas empresas de
grande porte, a remuneração de um diretor de comunicação ou marketing do setor
varia de R$ 30 mil a R$ 50 mil, valores maiores do que a edição passada do
estudo (R$ 25 a R$ 35 mil). Os gerentes de comunicação ou marketing de bancos
de grande porte, por sua vez, recebem entre R$ 15 e R$ 25 mil, número que
também supera o levantamento do ano passado (R$ 15 a R$ 20 mil). Já os gerentes
de CRM e os gerentes de inteligência de mercado mantiveram os rendimentos
estáveis na casa de R$ 12 e R$ 20 mil e R$ 15 e R$ 20 mil respectivamente.
A área de TI e Telecom aparece em segundo lugar. Os
diretores de comunicação e marketing das empresas de grande porte tem
remuneração entre R$ 28 e R$ 48 mil, na edição passada esse valor variou entre
R$ 28 e R$ 40 mil. Na sequência aparecem os profissionais de marketing de Bens
de Consumo. Os diretores de marketing desta área faturam entre R$ 35 e R$ 45
mil, patamar que não apresentou grande variação. “ A atividade no setor é mais
operacional. Vimos a consolidação do digital no mix de marketing e mais
investimentos em consumer insight”, diz Nunes.
Fonte: Administradores
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